Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Ilhéus

Limpar Busca

Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas acerca das ideias apresentadas no texto.

( ) O direito à felicidade constitui uma busca incessante do homem em diferentes épocas da evolução da humanidade.

( ) A visão de felicidade é imutável, permanecendo estagnada em conceitos religiosos com promessas de vida pós-morte.

( ) A sociedade atual encontra-se mais consciente do significado de felicidade que as anteriores, uma vez que, no passado, se vivia sob influência de pensadores que estudavam o fenômeno distantes dos ditames da Igreja.

( ) O grande trunfo da propaganda é apostar na leitura narcisista que o homem da atualidade detém sobre si e o mundo.

( ) O conceito ideal de felicidade, hoje, está pautado em valores transitórios e perecíveis.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  • A V V V F F
  • B F V F V F
  • C V F F V V
  • D F F V F V
  • E V V F F V

A perda de identidade do homem pós-moderno tem como causa

  • A os próprios conflitos pessoais que o impedem de desenvolver o senso de subjetividade.
  • B o automatismo social a que se vê submetido forçadamente sem grande poder de reação.
  • C a sociedade de consumo que não oferece as condições facilitadoras para a aquisição de bens materiais.
  • D os avançados meios de produção que o deixam sempre em desvantagem em relação ao outro.
  • E a sensação de impotência que é desenvolvida em relação aos objetos funcionais.

Para o psicólogo Martin Seligman, a felicidade não é alcançada em virtude da

  • A busca do prazer imediato que não promove o autoconhecimento.
  • B dificuldade de viver o engajamento social promovido pelos tempos modernos.
  • C sensação de prazer que os bens materiais promovem, dando novos significados à vida pessoal.
  • D complexidade que se tornou viver nestes tempos pós-modernos.
  • E expectativa de prazer, prometida pelos meios de publicidade, que não se concretiza.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

ALMEIDA, Chris. Lei da Atração. Disponivel em:<https://www.google.com.br/searchq=imagem+de+carro+como+símbolo+de+felicidade&esp> . Acesso em: 1° mar. 2016.

A passagem do texto que retrata, com mais propriedade, a peça publicitária “Reprogramação Mental” é a

  • A “a lógica capitalista, com o auxílio da publicidade, especula a felicidade como dependente da satisfação dos desejos materiais do homem.” (l. 2-4).
  • B “quando eram as leis suntuárias que mostravam ao ser humano o que deveria ser consumido e o que era preciso fazer para ser feliz.” (l. 7-10).
  • C “o discurso publicitário leva, muitas vezes, o indivíduo a acreditar naquilo que é dito e a lutar e buscar todo o prazer proporcionado pelo consumo daquilo que é anunciado.” (l. 17-20).
  • D “o meio que o cerca tem muitas vezes a capacidade de artificializar as relações humanas, fazendo com que não tenha vontade própria, realizando o desejo e a vontade dos outros e não as suas.” (l. 58-62).
  • E “Argumenta que o indivíduo enquanto goza, não só no concernente à sexualidade, mas também na aquisição de bens de consumo, considera-se feliz.” (l. 68-70).
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Quanto aos elementos linguísticos formadores do texto e seus efeitos de sentido, é correto afirmar:

  • A A expressão “Pelo contrário” (l. 14), embora dê ideia de oposição, reafirma a promessa de vida eterna expressa no período anterior.
  • B O conector “Mas” (l. 37), em relação ao contexto a que se refere, possui valor aditivo.
  • C As formas verbais “Vivemos” (l. 49) e “existimos” (l. 49) fazem referência ao mesmo agente e pertencem à mesma conjugação.
  • D As expressões em negrito, no fragmento, “não só no concernente à sexualidade, mas também na aquisição de bens de consumo” (l. 68-70), estabelecem entre as mensagens ideia de oposição.
  • E A palavra “se” em “Prazer, em se tratando da situação agradável de quando se ouve uma boa música ou se faz sexo.” (l. 81-82), nas três situações, funciona como uma partícula apassivadora.