Questões comentadas de Concursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP)

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No contexto em que se encontram (1º parágrafo), as palavras “graves” e afins” têm sinônimos respectivamente em

  • A carrancudos e gerais.
  • B perigosos e parentes.
  • C pesados e dispostas.
  • D sérios e assemelhadas.
  • E profundos e propensas.

É correto concluir que, no texto, o autor contrapõe os exercícios de imaginação das crianças aos exercícios filosóficos,

  • A questionando o passado, quando a contemplação infantil não levava a nada.
  • B afirmando a importância do devaneio dos filósofos para criar ideias proveitosas.
  • C valorizando os primeiros, que provocam sensações mais agradáveis.
  • D colocando-os em igualdade de condições para atingir o conhecimento.
  • E destacando a importância do pensamento filosófico, pois produzem o saber.

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está reescrito, nos parênteses, atendendo à norma-padrão de emprego dos pronomes.

  • A Que se punham a figurar dragões – (figurá-los)
  • B Senhores que leem graves estudos de filosofia – (leem-os)
  • C Adultos colocavam cadeiras na calçada – (colocavam-as)
  • D Era observar a forma das nuvens – (observar elas)
  • E Galinha que acabava pondo um ovo luminoso – (pondo-lhe)

As conjunções destacadas no texto podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, correta e respectivamente, por:

  • A Ou e Logo.
  • B Porém e Embora.
  • C Entretanto e Pois.
  • D Portanto e Como.
  • E Também e Enquanto.

O trecho do texto no qual o autor afirma que as ideias dos que filosofam nada têm de original é:

  • A ... leem graves estudos de filosofia...
  • B Isto em geral os leva à redescoberta da pólvora.
  • C ... mais prosaicamente uma vasta galinha...
  • D ... tempos em que havia cadeiras na calçada...
  • E ... fragatas que terminavam naufragando...