Questões comentadas de Concursos do Instituto Federal Catarinense (IFC-SC)

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O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a garantia de efetivação dos direitos básicos da Criança e do Adolescente – tais como vida, saúde, alimentação etc. Essa garantia de prioridade pode ser assegurada de qual maneira?

  • A Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • B Preferência de atendimento apenas no serviço privado.
  • C Preferência de atendimento para crianças até 5 (cinco) anos de idade.
  • D Primazia para receber atendimento desde que não se trate de relevância pública.
  • E Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção às crianças de até 5 (cinco) anos.

O Art. 6º da Lei Geral de Proteção de Dados define os princípios que devem ser observados durante o tratamento de dados pessoais. Um desses princípios é o da adequação. Assinale a alternativa que corretamente define o referido princípio.

  • A Realização do tratamento para propósitos escusos.
  • B Compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento.
  • C Garantia, aos titulares, de consulta facilitada, mediante pagamento, sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais.
  • D Garantia, aos titulares, de atualização periódica dos dados, para fins comerciais.
  • E Utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma das finalidades do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004?

  • A Controlar o acesso à educação superior, limitando-o apenas aos alunos mais aptos e com melhor desempenho escolar.
  • B Fomentar a expansão das instituições de ensino superior, sem se preocupar com a qualidade dos cursos oferecidos.
  • C Atuar para a melhoria da qualidade da educação superior.
  • D Priorizar a avaliação quantitativa dos resultados da educação superior, desconsiderando aspectos qualitativos.
  • E Regular a entrada de pessoas no ensino superior através da implementação de teste psicológicos.

Sobre o Decreto nº 9.758/2019, analise as assertivas abaixo:
I. É vedado negar a realização de ato administrativo ou admoestar o interlocutor nos autos do expediente caso haja erro na forma de tratamento empregada.
II. No endereçamento das comunicações dirigidas a agentes públicos federais, não conterá pronome de tratamento ou o nome do agente público.
III. As normas do Decreto citado se aplicam às comunicações entre agentes públicos federais e autoridades estrangeiras ou de organismos internacionais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

A Lei nº 10.861/2004 institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. NÃO é um critério a ser observado pelo SINAES durante o processo de avaliação:

  • A O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de curso.
  • B O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
  • C A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
  • D O sigilo das informações durante todo o processo, sendo dispensável a divulgação dos resultados.
  • E Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos