Questões comentadas de Concursos do Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS)

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Sobre as fases do processo de avaliação apresentado por Zabala (1988),é CORRETO afirmar que:

  • A a avaliação inicial consiste em conhecer o que cada aluno sabe, favorecendo um trabalho de nivelamento antes de se iniciar o conteúdo pretendido.
  • B a avaliação reguladora consiste em conhecer como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a sua adaptação à metodologia.
  • C a avaliação integradora consiste em conhecer todo o percurso do aluno sendo uma compreensão e valoração sobre o processo seguido.
  • D a avaliação global consiste em conhecer os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao final do processo.

Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.

  • A que a abordagem humanista nega qualquer padronização de estratégias e procedimentos avaliativos, provas, exames e notas, defendendo a autoavaliação
  • B que, na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.
  • C que, na abordagem cognitivista, se busca verificar se o aluno já adquiriu noções, realizou operações, relações etc. por meio de produções livres e expressões próprias.
  • D que, na abordagem comportamentalista, a avaliação ocorre apenas ao final do processo, com o intuito de saber se os comportamentos desejados foram atingidos.

São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:

  • A A educação é fator de suma importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para a consciência crítica.
  • B Sendo o homem sujeito de sua própria educação, toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade.
  • C A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização resultado das ações do meio sobre o sujeito.
  • D A avaliação do processo consiste na autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.

Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que,

  • A tanto na abordagem tradicional, quanto na abordagem comportamentalista, a relação professor-aluno é vertical, cabendo ao professor o papel decisório.
  • B tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem humanista, o professor tem um papel não diretivo, aquele que apenas cria condições para que os alunos aprendam.
  • C tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem sociocultural, a ênfase está na relação do sujeito com o meio em que está inserido.
  • D nas abordagens cognitivista, humanista e sociocultural, o aluno tem um papel mais ativo como sujeito da aprendizagem.

De acordo com Lopes (1993), são características do planejamento educacional participativo e transformador, EXCETO:

  • A A ação de planejar implica a participação ativa de todos os elementos envolvidos no processo de ensino, preservando-se a divisão do trabalho pedagógico.
  • B Um planejamento exige uma postura docente comprometida, não só com o pedagógico, mas também com o social, pois planejar não é uma atividade neutra.
  • C O planejamento deve priorizar a busca da unidade entre teoria e prática e estar voltado para atingir o fim mais amplo da educação.
  • D O planejamento deve partir da realidade concreta (aluno, escola, contexto social) e a ela retornar numa ação dialética.