Questões de Legislação Federal da CS

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Sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, temos os seguintes conceitos:

I. Plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
II. Cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.
III. Usuários: pessoas ou coletividades apenas externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.
IV. Ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

Com base nas afirmações anteriores, está correto apenas o que se afirma em:

  • A I, II e IV.
  • B I, III e IV.
  • C II e III.
  • D II e IV.

De acordo com o Decreto 9.991/2019, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), tem como objetivo:

  • A Promover o desenvolvimento da população brasileira de forma ampla na busca das competências necessárias para atuação nos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • B Promover o desempenho da população brasileira de forma ampla na busca das competências necessárias para atuação nos órgãos e nas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • C Promover o desempenho dos servidores públicos nas competências necessárias à excelência na sua atuação nos órgãos municipais e estaduais e nas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • D Promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

A Lei nº 11.091/2005 apresenta responsabilidades gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e as competências definidas nas respectivas especificações. NÃO é uma dessas atribuições:

  • A Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico administrativo ao ensino.
  • B Executar tarefas diversas, utilizando-se apenas de recursos humanos, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.
  • C Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino.
  • D Executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.

João da Silva, professor efetivo pertencente ao quadro de servidores do IFSULDEMINAS, pretende se candidatar ao cargo de Reitor nas próximas eleições. De acordo com a Lei nº. 11.892/2008, para que seja possível a sua candidatura, deverão ser cumpridas, simultaneamente, as seguintes exigências:

  • A Estar posicionado na Classe DIII da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e titularidade de mestre.
  • B Possuir o mínimo de 05 (cinco) anos de efetivo exercício docente em instituição federal de educação profissional e tecnológica; e titularidade de doutor.
  • C Possuir o mínimo de 2 (dois) anos de exercício em cargo de gestão na instituição; e titularidade de mestre.
  • D Ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo de gestão; e titularidade de doutor.

Uma das características dos Institutos Federais é a oferta de cursos em níveis e modalidades diversas. Uma equipe do IFSULDEMINAS, que inclui um assistente em administração, está verificando a possibilidade de abertura de um mestrado profissional e, ao consultar a legislação pertinente, observou que:

  • A Os Institutos Federais possuem autonomia administrativa e pedagógica, sendo necessário apenas aprovar o curso de mestrado na maior instância da instituição, o Conselho Superior (CONSUP).
  • B Os Institutos Federais não possuem competência para a oferta de cursos em nível de mestrado, apenas cursos de pós-graduação em nível de especialização.
  • C Os Institutos Federais possuem competência para a oferta de cursos de mestrado, porém a oferta de cursos em nível de doutorado é privativa das universidades.
  • D Os Institutos Federais podem ofertar curso de mestrado profissional desde que haja recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).