Questões de Administração Geral da COPESE - UFT

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Analise as afirmativas a seguir em relação às ferramentas da Qualidade:


I. a abordagem sistemática de se fazer perguntas para assegurar-se de que são/serão investigadas as raízes de um problema é conhecida como “Os Cinco Porquês”.

II. para melhorar o desempenho do processo de distribuição, os incidentes principais devem ser atacados em primeiro lugar.

III. a lógica do Princípio de Pareto é que a menor parte dos erros, perdas ou efeitos seja originada de muitas causas.

IV. a Análise de Causa e Efeito busca responder principalmente quais as causas dos problemas.

V. no Gráfico de Pareto os membros são convidados a apresentar ideias sobre um problema que esteja sendo considerado.


Com base nessas afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Em se tratando da compreensão sobre a Gestão de Processos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A a análise tradicional de um processo deve considerar suas entradas (insumos) e saídas (produtos).
  • B o Business Process Management (BPM) é uma abordagem de Gerenciamento de Processos de Negócios.
  • C o Organograma representa graficamente a sequência de um trabalho ou de um processo de comunicação.
  • D o Fluxograma representa rotinas ou procedimentos em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas, dentre outros elementos.

Analise as afirmativas a seguir, assinalando as que correspondem aos Princípios de Deming:


I. eliminar as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço.

II. aumentar a prática de aprovar orçamentos com base no preço.

III. melhorar constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir de forma sistemática os custos.

IV. não deixar de realizar a inspeção para atingir a qualidade e aumentar a necessidade de inspeção em massa.

V. estabelecer constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego.


Considerando-se essas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

As prioridades de uma organização variam de acordo com os seus valores, elementos estes que sustentam a sua cultura. Portanto, a cultura organizacional é um elemento que serve como importante alicerce às políticas e aos processos da área de Gestão de Pessoas. Tendo por base a cultura organizacional, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A a cultura da organização bem definida garante coerência e consistência às ações da Gestão de Pessoas.
  • B a forma como as equipes trabalham tem relação com a cultura da organização.
  • C a capacidade de adaptação às mudanças tem relação com a cultura organizacional.
  • D o processo seletivo da empresa independe da cultura organizacional, pois a seleção foca somente nas habilidades dos profissionais.

Em se tratando de Estruturas Organizacionais, assinale a alternativa CORRETA:

  • A o Sistema de Responsabilidades é o resultado da alocação de atividades, constituído por departamentalização, linha e assessoria, além da descrição das atividades.
  • B o Sistema de Autoridades é o resultado da interação entre as unidades organizacionais, constituído por: o que, por que, como, quando, quanto, de quem e para quem comunicar.
  • C o Sistema de Responsabilidades é o resultado da distribuição do poder, constituído por: amplitude administrativa ou de controle, níveis hierárquicos, delegação e centralização ou descentralização.
  • D o Sistema de Autoridades é resultado da ação sobre as informações, constituído por dado, informação, decisão e ação.