Questões de Administração Geral da COPESE

Limpar Busca

A Abordagem Contingencial afirma que a eficácia organizacional não pode ser alcançada utilizando-se um único modelo organizacional. Diferentes ambientes requerem diferentes desenhos organizacionais. É a abordagem na qual tudo depende. Marque a opção INCORRETA sobre a Abordagem Contingencial:

  • A Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os tipos de estruturas organizacionais mais eficazes em certos tipos de organizações.
  • B Representa a mais recente abordagem sobre as teorias administrativas.
  • C Propõe a concepção de homem funcional, ou seja, aquele que se comporta em um papel dentro das organizações.
  • D É uma abordagem eclética e integrativa, absorvendo os conceitos das diversas teorias administrativas, no sentido de ampliar os horizontes e mostrar que nada é absoluto.
  • E No modelo contingencial, a adhocracia é a nova forma de organizar em substituição à burocracia.

O modelo de Administração Pública Burocrática nasceu a partir da segunda metade do século XIX, com o objetivo de combater a corrupção e o nepotismo existente nas organizações. Suas ideias tinham como base o modelo burocrático desenvolvido por Max Weber. Marque a opção na qual a afirmação NÃO expressa, segundo Weber, a característica da burocracia destacada:

  • A Todas as regras, decisões e ações da administração deverão ser formuladas e registradas por escrito: Caráter Legal das Normas e Regulamentos.
  • B A distribuição das atividades deve ser realizada considerando apenas os ocupantes de cargos e funções, e não as pessoas em si: Impessoalidade nas Relações.
  • C Todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica, de forma que nenhum cargo fica sem controle ou supervisão: Hierarquia de Autoridade.
  • D A admissão, transferência e promoção dos funcionários é realizada baseada em critérios válidos para toda a organização, tais como exames, concursos, testes e títulos: Competência Técnica e Meritocracia. 
  • E Cada participante tem um cargo específico, funções específicas e uma esfera de competência e de responsabilidade: Caráter Racional e Divisão do Trabalho.

A mente humana tem uma capacidade limitada e, nesse sentido, não é capaz de prever as situações futuras que podem afetar negativamente a organização. Dessa forma, o Administrador deve tentar reduzir, ao máximo, as incertezas vindas do ambiente e tomar decisões, no presente, que poderão influenciar os rumos da organização no futuro. Marque a opção que apresenta a função pertencente ao processo administrativo que está representada na afirmação acima:

  • A Planejamento.
  • B Organização.
  • C Liderança.
  • D Direção.
  • E Controle.

A Administração é uma área do conhecimento humano que vem sendo praticada desde os primórdios da humanidade. Como exemplo, destacam-se o Império Romano e a Igreja Católica, dois importantes modelos de organização que, há mais de dois mil anos já praticavam, de forma empírica, a Administração. Contudo, a sistematização dos conhecimentos é recente, sendo a Administração considerada um fenômeno universal no mundo moderno, pois é utilizada em todos os tipos de organização. Marque a opção que apresenta a definição FALSA acerca do ato de Administrar:

  • A Administrar é um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.
  • B Administrar é o conjunto de normas, princípios e funções que têm por finalidade ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, a fim de se obter um determinado resultado.
  • C Administrar é o processo de tomar decisões, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos.
  • D Administrar é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar tanto os objetivos da organização como de seus membros.
  • E Administrar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-los.

Associe a Teoria Administrativa ao elemento que representa a ênfase dada por ela:

(A) Teoria Comportamental                                              (1) Tarefas

(B) Teoria de Sistemas                                                     (2) Estrutura

(C) Teoria Clássica                                                           (3) Pessoas

(D) Teoria das Relações Humanas                                  (4) Tecnologia

(E) Teoria da Burocracia                                                   (5) Ambiente

(F) Teoria Estruturalista 


Marque a opção que contém, pelo menos, um dos elementos enfatizados em cada Teoria Administrativa:

  • A A-3; B-4/B-5; C-1/C-2; D-3; E-2/E-5; F-4
  • B A-3; B-5; C-2; D-3; E-2; F-2/F-5
  • C A-3; B-2/B-4; C-2; D-5; E-4; F-4
  • D A-5; B-4; C-2; D-3; E-2/E-4; F-2/F-3
  • E A-3/A-5; B-4; C-1/C-4; D-3; E-2; F-3