Questões de Biblioteconomia da CONSULPAM

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Inicialmente, o Conspectus foi desenvolvido como um instrumento para auxiliar a construção de coleções de maneira cooperativa. Porém, a metodologia expandiu para servir, também como, EXCETO:

  • A Instrumento para o planejamento do empréstimo entre bibliotecas.
  • B Estrutura sobre a qual desenvolve-se a política de desenvolvimento de coleções.
  • C Fonte para creditar a informação; como um meio para dar segurança ao bibliotecário, e Base para distribuição e preservação de responsabilidades.
  • D Documento privado para o uso pela instituição; como instrumento de relacionamento com o público e para negociação de empréstimos.

A produção literária, acadêmica e artística vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Junto a este crescimento surge a necessidade de organizar estas produções para que possam ser acessíveis ao seu público potencial. Organizar a informação para que seja facilmente recuperada é a tarefa dos bibliotecários. Tornar a informação disponível é competência das Bibliotecas. Marque o item INCORRETO sobre o tema:

  • A Só é possível a indexação, organização e recuperação desta quantidade crescente de produções com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
  • B As TIC's são uma necessidade urgente nas bibliotecas e os bibliotecários estão sendo seduzidos pela possibilidade da automação e informatização. Esta demanda coloca na ordem do dia a necessidade de escolha dos melhores sistemas para realizar esta oferta de serviços.
  • C A elaboração de uma Request for Proposal (RFC) é chave para que o processo de informatização ocorra de forma eficiente. Nesta RFC que utilizaremos como modelo estão contempladas as características necessárias para que o novo sistema cumpra seus objetivos.
  • D A compra de um software “de caixinha” ou o desenvolvimento de uma solução “sob medida” não exige conhecimentos das regras do negócio, ou seja, não necessita saber sobre os requisitos e normas que regem a biblioteconomia. Também não é necessário realizar opções políticas e tecnológicas.

Sobre o FBRR, é INCORRETO dizer que:

  • A Assim, não é adequado dizer coisas como “vou catalogar usando o FRBR”. Como modelo conceitual, o FRBR resulta da abstração de uma realidade, no caso, a realidade é o “universo bibliográfico”.
  • B O FRBR não é um modelo conceitual: é um código de catalogação, é um formato, é uma norma, é um padrão, é um código, é um princípio de catalogação.
  • C Para o desenvolvimento do FRBR foi utilizada uma metodologia baseada na técnica de análise de entidades, ou, modelo Entidade-Relacionamento.
  • D Essa técnica, desenvolvida na Ciência da Computação, é utilizada para a construção de bancos de dados. Apesar disso, não era objetivo do estudo servir diretamente para a criação de bancos de dados bibliográficos (catálogos).

Ainda em relação ao RDA, marque o item INCORRETO:

  • A O RDA Vocabularies é uma representação das entidades, elementos, designadores de relacionamento, e termos controlados do RDA em RDF (Resource Description Framework).
  • B Os Vocabulários são destinados ao suporte de dados vinculados aplicações usando o RDA. Eles são mantidos em Open Metadata Registry (Registros de Metadados Abertos), um registro de metadados, e lançado via GitHub e a RDA de Registro.
  • C Os rótulos, definições e outras anotações textuais legíveis por humanos nos Vocabulários são conhecidos como Referência RDA. Os dados de referência do RDA são usados na produção do conteúdo do RDA Toolkit.
  • D Os RDA Vocabularies e o RDA Reference estão disponíveis sob uma licença fechada.

É uma política desenvolvida por e para bibliotecas e museus, e visa o crescimento do acervo na área de conhecimento em que a mesmas estejam inseridas, de maneira equilibrada e racional, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção, assim como diretrizes de descarte.


Estamos falando de:

  • A Formação e desenvolvimento de acervos.
  • B Formação e desenvolvimento de Museus.
  • C Formação e desenvolvimento de catálogos.
  • D Formação e desenvolvimento de coleções.