Questões de Comunicação Social da COMVEST UFAM

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Assinale a sequência CORRETA a respeito do texto:


A implantação de um projeto na área do jornalismo empresarial esbarra em alguns problemas. Alguns pontos que poderão contribuir para o insucesso de projetos nessa área são:

  • A Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Identidade visual.
  • B Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão do problema; Linguagem; Seleção dos meios; Publicidade.
  • C Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Publicidade.
  • D Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Âmbito externo; Âmbito interno.
  • E Indefinição de objetivos; Indefinição de responsabilidades; Dimensão da empresa; Linguagem; Seleção dos meios; Oportunidade.

Assinale a resposta INCORRETA:


No âmbito externo, a comunicação empresarial objetiva fazer conhecer e promover uma empresa, com vista à obtenção de atitudes favoráveis por parte dos públicos externos. É claro que o jornalismo empresarial, em um primeiro plano de análise, pretende atingir esses objetivos pela informação. E aqui ela se diferencia da mensagem da publicidade.

  • A Trata-se da mensagem que enaltece, pela informação jornalística, o trabalho de uma empresa, entidade econômica que deve ser apresentada com lugar definido na economia de uma nação.
  • B Trata-se, na verdade, de desenvolver a fundo uma imagem de empresa, levando-se em consideração que a imagem criada pela publicidade é, frequentemente, artificial.
  • C Trata-se da clássica publicidade institucional, exaltando os méritos da empresa.
  • D Trata-se de congregar e unificar o conjunto de atividades de uma empresa (a publicidade ou promoção de vendas apresentam não mais que uma imagem parcial).
  • E Trata-se de criar um clima de boa vontade entre diversos participantes da ação comercial, por intermédio da informação, mesmo que essa informação, seja apresentada explicitamente de forma persuasiva.

Sobre o conceito de indústria cultural, considere as seguintes afirmativas:


I. Refere-se à conversão da cultura em mercadoria, ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista.

II. Em sua essência, refere-se às empresas produtoras e as técnicas de comunicação. O cinema, a televisão, a imprensa e demais meios de comunicação são a indústria cultural.

III. Designa uma prática social através da qual a produção cultural e intelectual passa a ser orientada para inserção no mercado de consumo.

IV. A produção estética integra-se à produção mercantil em geral, permitindo o surgimento da ideia de que o que somos dependentes dos bens que podemos comprar e dos modelos de conduta veiculados pelos meios de comunicação.

V. Nas sociedades capitalistas, o consumo estético massificado mobiliza a população a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social.


Assinale a alternativa correta:

  • A Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • B Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • C Somente as afirmativas II e V estão corretas.
  • D Somente a afirmativa II está incorreta.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.

Em meados de 2010, o site de vídeos Vimeo lançou um desafio público na internet: refilmar Star Wars, de George Lucas. O filme seria feito pelos próprios internautas, no estilo e formato que estes quisessem. Os autores, de qualquer parte do mundo, deveriam enviar sua versão aos produtores do filme. A montagem final absorveria, no máximo, 15 segundos de cada filme.

Para realizar as cenas, os participantes deveriam operar programas de edição de vídeo, equipamentos de filmagem e animação, além de estabelecer um nível interação via redes em que estivessem em sintonia sobre como filmar, mesmo sem se conhecer ou morar no mesmo lugar.

O resultado foi o longa Star Wars Uncut, feito a partir da interação entre fãs anônimos da saga Lucas. Considerando essa forma de produção colaborativa, identifique, entre as alternativas a seguir, a denominação proposta por um renomado pesquisador da cultura digital para conceituar a relação entre pessoas que não se conhecem, mas dividem as mesmas referências, com capacidade de recriar as mensagens da mídia e compartilhar ideias espalhadas entre vários meios de comunicação, em várias plataformas, acrescentando suas próprias contribuições, inserindo-as de volta na rede.

  • A Cultura da interface, conforme Steven Johnson.
  • B Cultura das mídias, conforme Lucia Santaella.
  • C Cibercultura, conforme Pierre Levy.
  • D Culturas híbridas, conforme Néstor García Canclini
  • E Cultura da convergência, conforme Henry Jenkins.

Marshall McLuhan descreve os meios de comunicação em função do grau de envolvimento entre estes e os sentidos do expectador, distinguindo-os como meios quentes e meios frios. Sobre essa teoria, leia as afirmativas abaixo:


− Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição".

− Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados.

− Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência.

− Daí que os meios quentes são baixos em participação, porque sua ação é mais completa, fornecendo tudo e originando nos destinatários uma atitude de “embotamento" ou “sonambulismo".

− Já os meios frios requerem a participação do indivíduo, a quem cabe preencher os dados que faltam.

− Assim, os meios quentes excluem, e os meios frios incluem.


Baseado na teoria dos meios quentes e meios frios de McLuhan, relacione os veículos de comunicação a seguir com os meios que aparecem logo abaixo:

1. A fala.

2. Telefone.

3. Rádio.

4. Cinema.

5. Televisão.


I. Meio quente

II.Meio frio.


Assinale, a seguir, a sequência que relaciona corretamente os veículos de comunicação com os meios:

  • A 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
  • B 1 – I; 2 – I; 3 – II; 4 – I; 5 – II.
  • C 1 – II; 2 – I; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
  • D 1 – I; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
  • E 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – II; 5 – II.