Questões de Pedagogia da COMPERVE

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O tratamento e as análises dos dados correspondem a uma etapa de pesquisas na área educacional. Considere as afirmações abaixo sobre essa etapa.
I Quando os dados coletados são expressos em números, necessariamente, devem prevalecer a objetividade e as análises estatísticas inferenciais. II Quando se deseja determinar, numa série de dados numéricos, a medida da centralidade e a de dispersão, devem ser determinados a média e o desvio padrão, respectivamente. III As análises qualitativas dos dados coletados devem se ajustar (encaixar), de forma inequívoca, ao referencial teórico que fundamenta a pesquisa. IV As tabelas e os gráficos possibilitam a representação de dados segundo a análise estatística descritiva.
Das afirmações, estão corretas

  • A III e IV.
  • B I e II.
  • C II e IV.
  • D I e III.

A capacidade de aprender e desenvolver uma dada autonomia na atividade de estudo é uma necessidade na formação de profissionais. Essa capacidade está relacionada com o que se tem identificado como metacognição. Para desenvolver essa capacidade, uma profes sora faz algumas recomendações, explicitadas abaixo, para serem levadas em conta no contexto da sala de aula.
R1 Ensinar os estudantes a se proporem metas e a terem consciência das estratégias que podem levá-los a atingi-las durante a aprendizagem. R2 Ensinar os estudantes a tomarem decisões que permitam corrigir, com conhecimento, as estratégias que não são adequadas na aprendizagem. R3 Criar um clima para evitar que os estudantes errem no processo de aprendizagem. R4 Criar um clima para desestimular os estudantes a formular perguntas.
As recomendações adequadas aos propósitos da situação exposta são

  • A R3 e R4.
  • B R1 e R4.
  • C R2 e R3.
  • D R1 e R2.

O uso de técnicas, métodos ou estratégias de ensino requer dos professores conhecimentos profissionais que embasem a elaboração de atividades realizadas com os estudantes. Numa oficina pedagógica para professores, uma pedagoga levanta quatro ideias prévias, explicitadas abaixo, para serem objeto de reflexão somente aquelas que não se correspondam com as posturas didáticas a respeito dos métodos e das técnicas de ensino.
I1 A técnica se refere a algo mais dinâmico e abrangente, com um fundamento epistemológico que obriga a sua reelaboração constante, o que não ocorre com o método. I2 A escolha de um método de ensino está determinada pela disponibilidade de recursos didáticos para a atividade, o que não acontece quando se escolhe uma técnica de ensino. I3 A dimensão interna dos métodos de ensino diz respeito aos processos internos do pensamento dos estudantes que são ativados e tem a mesma importância em relação aos aspectos externos ou comportamentais manifestos na realização da atividade. I4 As técnicas de ensino assim como os métodos têm determinados pressupostos psicológicos, que dizem respeito a como se aprende.
As ideias prévias que devem ser objetos de reflexão são

  • A I1 e I2.
  • B I2 e I3.
  • C I3 e I4.
  • D I1 e I4.

A cognição situada é uma forma de se entender a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, se pensar, planejar e desenvolver atividades de ensino para esse propósito. No quadro abaixo, há quatro características de ensino ou de aprendizagem na formação profissional.
I O conhecimento conceitual não se pode abstrair das situações nas quais se aprende e se utiliza. II As palavras novas e seus usos são aprendidos em contextos de comunicação. III Aprende-se, primeiro, a teoria da disciplina e, depois, esta é aplicada no que se chama cultura profissional. IV Aprender é um processo de inserção na cultura profissional, sendo esta vista como o conjunto de procedimentos específicos da atividade profissional
Duas características que NÃO são coerentes com a perspectiva da cognição situada estão nos itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.

No treinamento de professores que devem corrigir as provas discursivas de um processo de seleção de candidatos a um cargo de uma prefeitura, a pedagoga responsável faz um levantamento das ideias prévias dos professores a respeito do processo. Nos itens abaixo, estão explicitadas quatro dessas ideias.
I Uma chave de correção com as respostas desejadas (tidas como corretas) e a respectiva pontuação são necessárias para garantir a confiabilidade da avaliação. II A confiabilidade é favorecida quando, previamente à correção feita pelos professores, são compartilhados os critérios e os sentidos esperados, segundo a chave de correção. III A discrepância entre notas conferidas a uma mesma resposta de uma prova evidencia, certamente, um erro nas pontuações definidas na chave de correção. IV A objetividade na definição dos critérios de correção diminui a confiabilidade da avaliação.
Das afirmações, estão corretas

  • A III e IV.
  • B II e III.
  • C I e II.
  • D I e IV.