Questões de Administração Geral da COMPERVE

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A coordenação de um determinado curso utiliza o Ciclo PDCA de gestão para melhorar continuamente a qualidade do ensino. Numa das etapas desse ciclo, o coordenador acompanha os indicadores de aprovação, reprovação e evasão dos alunos. Nesse acompanhamento, ele está utilizando a fase do ciclo denominada

  • A Plan.
  • B Check.
  • C Do.
  • D Action.
O diretor de um centro administrativo de uma universidade está criando um novo organograma para a sua unidade, de forma a proporcionar a troca de experiências entre especialistas de várias áreas de conhecimento. Para atender a essa demanda, o modelo de departamentalização a ser utilizado é o
  • A matricial.
  • B funcional.
  • C consultivo.
  • D vertical.
O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) consiste numa metodologia estruturada e sistematizada para a resolução de problemas em processos, produtos e serviços organizacionais. Essa metodologia está diretamente relacionada ao ciclo PDCA de gestão. Uma das fases do MASP é a análise e a identificação das possíveis causas de um problema que está sendo identificado. No ciclo PDCA, essa fase corresponde ao
  • A “P”.
  • B “D”.
  • C “C”.
  • D “A”.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional de determinada instituição federal de ensino superior (IFES), sua missão é educar, produzir e disseminar o saber universal, preservar e difundir as artes e a cultura, e contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania. Os técnicos dessa instituição, ao revisarem o referido plano, elaboraram a figura reproduzida abaixo, a qual contém o resultado sintético da análise do ambiente externo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Levando em consideração essas informações sobre a missão e o ambiente externo, analise as afirmações abaixo.

I O ambiente com melhor avaliação quanto às oportunidades está diretamente relacionado à produção e disseminação do saber universal proposto pela IFES.

II O ambiente com menor importância em relação às ameaças externas diz respeito ao compromisso da IFES com a justiça social, a democracia e a cidadania.

III Os ambientes identificados em segundo e terceiro lugar quanto às oportunidades estimulam a difusão das artes e da cultura, ligadas à economia laranja.

IV Os ambientes que tiveram a segunda e a terceira classificação quanto às ameaças têm relação difusa com a sustentabilidade socioambiental.

Estão corretas as afirmações

  • A I e III.
  • B I e II.
  • C III e IV.
  • D II e IV.
A visão de futuro definida no Plano de Desenvolvimento Institucional de determinada instituição é a seguinte: uma universidade com inserção internacional e sustentabilidade em suas ações, com uso disseminado de tecnologias de informação e de comunicação nas práticas acadêmicas, com flexibilidade curricular na formação e mobilidade interna e externa, mantendo a oferta de cursos em áreas estratégicas e a qualidade da formação com novas modalidades e educação continuada. Além disso, pretende ser referência em produção de conhecimentos em áreas de fronteira e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico, buscando a inovação, com estreita interação com a sociedade, poderes públicos, setor produtivo e movimentos sociais, induzindo políticas públicas e compartilhando conhecimentos. Ao estabelecer uma relação entre os ambientes externos e a visão de futuro dessa universidade, alguns dos elementos que compõem essa visão e estão relacionados diretamente ao ambiente tecnológico são:
  • A sustentabilidade em suas ações, inserção internacional e referência na produção do conhecimento.
  • B interação com o setor produtivo e movimentos sociais, sustentabilidade em suas ações e busca da inovação.
  • C desenvolvimento socioeconômico, interação com movimentos sociais e inserção internacional.
  • D busca da inovação, novas modalidades de educação continuada e referência na produção do conhecimento.