Questões de Pedagogia da CETRO

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Com relação à Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

( ) Dependendo da escolarização anterior, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, de forma a garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino.

( ) Trata-se de uma diretriz observada pelos conteúdos curriculares da educação básica a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

( ) As instituições de educação profissional e tecnológica poderão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula necessariamente ao nível de escolaridade.

  • A V/ F/ V/ F
  • B F/ V/ F/ V
  • C V/ V/ V/ F
  • D V/ F/ V/ V
  • E F/ V/ F/ F

Sobre a participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, analise as assertivas abaixo.

I. Observa-se um avanço em ritmo acelerado das conquistas no campo da participação popular no planejamento e na organização da educação nacional.

II. A participação popular faz parte de uma “pedagogia participativa”. Ela é um pressuposto da própria aprendizagem.

III. A gestão democrática dos sistemas de ensino e das instituições educativas constitui uma das dimensões que possibilitam o acesso à educação de qualidade como direito universal.


IV. A participação popular diz respeito às formas mais independentes e autônomas de organização e de atuação política dos grupos das classes populares e trabalhadoras, constituindo-se em movimentos sociais, associações de moradores etc..

É correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

Considerando o Decreto nº 186/2008, que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, assinale a alternativa incorreta.

  • A A definição de “língua” abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não- falada.
  • B A facilitação do aprendizado da língua de sinais e a promoção da identidade linguística da comunidade surda é uma das medidas em que os Estados Partes deverão tomar para assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de adquirir as competências práticas e sociais necessárias, de modo a facilitar a elas sua plena e igual participação no sistema de ensino e na vida em comunidade.
  • C Para que as pessoas com deficiência participem de atividades recreativas, esportivas e de lazer, os Estados Partes deverão disponibilizar espaços separados das demais pessoas, evitando, assim, qualquer impacto social negativo entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.
  • D Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à proteção social e ao exercício desse direito sem discriminação baseada na deficiência, e tomarão as medidas apropriadas para salvaguardar e promover a realização desse direito.
  • E Os Estados Partes promoverão a disponibilidade, o conhecimento e o uso de dispositivos e tecnologias assistivas projetados para pessoas com deficiência e relacionados com a habilitação e a reabilitação.

O Conselho Nacional de Educação estabelece, em sua Resolução nº 01/2005, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Com base nessa resolução, é correto afirmar que a nomenclatura dos cursos e programas de Educação Profissional passa a ser atualizada nos seguintes termos:

  • A “Educação Profissional de nível básico” passa a denominar-se “Educação Profissional Técnica continuada de trabalhadores” e “Educação Profissional de nível tecnológico” passa a denominar-se “Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação”.
  • B “Educação Profissional de nível técnico” passa a denominar-se “Educação Profissional Técnica de nível básico e continuada de trabalhadores”.
  • C “Educação Profissional de nível tecnológico” passa a denominar-se “Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação”.
  • D “Educação Profissional de nível tecnológico” passa a denominar-se “Educação Profissional Técnica de nível médio”.
  • E “Educação Profissional de nível técnico” passa a denominar-se “Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação”.

Com base na Resolução nº 01/2004 do CNE/CEB, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como base estruturante Eixos Estratégicos propostos no documento “Contribuições para a Implementação da Lei nº 10.639/2003”. Sobre esses eixos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Política de formação para gestores e profissionais de educação.
( ) Condições institucionais.
( ) Fortalecimento do marco legal.
( ) Gestão democrática e mecanismos de participação social.

  • A V/ V/ V/ V
  • B V/ V/ V/ F
  • C F/ F/ V/ F
  • D F/ F/ F/ F
  • E V/ F/ F/ V