Questões de Gestão de Pessoas da CEPS-UFPA

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A gestão por competências deve estar alinhada às estratégias da organização orientando todas as ações da área de recursos humanos, desde o recrutamento, seleção, treinamento até a avaliação do desempenho de seus colaboradores. Acerca do tema, é correto afirmar: 

  • A O mapeamento de competências é uma etapa fundamental da gestão por competências, pois orienta as ações para evitar o excesso de trabalho, sendo a competência técnica suficiente para um desempenho total e eficaz. 
  • B As competências individuais são as relacionadas à organização, que são percebidas pela sociedade como as capacidades necessárias para aquela organização. 
  • C Devem‑se desvincular as aptidões dos empregados das competências organizacionais, de modo a trazer objetividade ao processo. 
  • D Refere-se a um sistema de gestão de pessoas integrado e estratégico que favorece maior sinergia entre suas partes, do qual uma das etapas é o mapeamento de competências. 
  • E Todo o processo de gestão por competências deve estar alinhado à definição das estratégias de negócio das organizações como um todo e das suas competências essenciais, sendo sua principal etapa o mapeamento de conflitos.

Leia as situações a seguir.
I. Ana atua na área de gestão de pessoas de um órgão público. Foi solicitado pela sua chefia que realize o levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores do órgão para o próximo ano, ou seja, que elabore o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Ana nunca realizou essa atividade e está desnorteada, portanto pediu ajuda para uma colega que a orientou sobre a possibilidade de pegar o levantamento do ano passado e apenas repeti-lo.
II. João é responsável por realizar a gestão de riscos das ações de desenvolvimento previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de seu órgão. Como João já possui muitas atribuições, decidiu realizar apenas a etapa de identificação dos eventos de riscos e considerou concluída sua atividade. Com base no Decreto nº 9.991/2019, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Na situação I, Ana está sendo orientada corretamente, pois em geral as demandas de um ano para outro não mudam e não se faz necessário considerar as questões internas e externas ao órgão, nem mesmo os diagnósticos de competências para o levantamento das necessidades de desenvolvimento.
( ) Na situação I, Ana está se preocupando sem necessidade, pois já existe um PDP do ano anterior e este é válido por dois anos.
( ) Na situação I, Ana deverá considerar no levantamento: incluir as necessidades de desenvolvimento de capacidades de direção, chefia, coordenação e supervisão; apontar o público-alvo de cada necessidade de desenvolvimento e identificar o custo estimado das ações de desenvolvimento.
( ) Na situação II, João deveria, além de identificar os riscos, avaliá-los e, só então, atenderá a todas as etapas da gestão de riscos.
( ) Na situação II, João deveria realizar a gestão de riscos em conjunto com as unidades de gestão de pessoas responsáveis pela elaboração, pela implementação e pelo monitoramento do PDP.
A sequência correta é

  • A V – F – V – F – F. 
  • B V – V – F – V – F. 
  • C F – F – V – F – V. 
  • D F – V – F – F – V.
  • E F – V – F – V – V. 

Uma liderança eficaz, associada a um adequado gerenciamento das equipes envolvidas no projeto, é importante para a perseguição do alcance de seus objetivos. Entretanto, tais aspectos devem ser complementados com outros, tais como uma apropriada avaliação do desempenho e um acompanhamento do progresso na execução do projeto, o que implica se realizar atividades de controle, comparando o desempenho previsto para o projeto com o efetivamente realizado durante a sua implementação. Este controle exige 

  • A viabilizar a identificação de desvios, avaliar possíveis planos de ação alternativos e tomar as eventuais medidas corretivas apropriadas. 
  • B criar novas áreas organizacionais que possam ser comandadas pelos líderes eficazes dos projetos, quando estes se encerrarem.
  • C paralisar a totalidade das atividades da organização vinculadas ao portfólio. 
  • D suspender os incentivos e recompensas de todos os envolvidos nos processos de planejamento de novos programas. 
  • E revisar minuciosamente todo o planejamento do projeto, mesmo naquelas etapas desconectadas com os eventuais problemas identificados.

Na UFPA, a Pró-reitoria de Gestão de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal trabalha a gestão por competências que envolve o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes dos servidores. Essa abordagem visa a promover a aprendizagem contínua e distribuída, estimulando o aprimoramento individual e o desenvolvimento das competências organizacionais. Por meio da identificação dos elementos "CHA" (conhecimento, habilidade e atitude) em cada Técnico Administrativo em Educação (TAE), é possível direcionar recursos, oferecer treinamentos e promover o desenvolvimento de forma estratégica. Com bases nas informações apresentadas e no conceito de "habilidade", infere-se que o TAE, na UFPA, será estimulado a aprimorar o(a) 

  • A prontidão.
  • B saber fazer. 
  • C poder fazer. 
  • D querer fazer. 
  • E nível de graduação.

As instituições têm compreendido que há necessidade de promover a valorização dos membros internos, proporcionando-lhes condições adequadas e dignas para trabalhar, que envolvem sobretudo saúde e segurança no trabalho. Na área pública, o Decreto nº 6.833/2009 instituiu o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal – SIASS e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. No Art. 4º do referido Decreto, fica instituído o Comitê, especificando, no inciso I, como uma das atribuições: aprovar as políticas para aplicação das diretrizes de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal. Fica explicitado, assim, o desejo do Executivo e o que as instituições podem fazer para providenciar melhores condições de vida para os membros internos.

Sobre essa questão, é correto afirmar:

  • A Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.
  • B Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título “qualidade de vida no trabalho”, nenhuma delas acarreta a reformulação de cargos.
  • C Cargos altamente especializados, nos quais não há necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
  • D A qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
  • E Elementos comportamentais não precisam ser considerados em projetos de cargo que busquem a alta qualidade de vida no trabalho.