Questões de Pedagogia da CEPERJ

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Historicamente a escola tem sido um espaço para grupos homogêneos, entretanto com o paradigma da Educação Inclusiva, além do arcabouço legal para garantir a inclusão de alunos com necessidades específicas na aprendizagem, tem-se investido em pesquisas voltadas para práticas que proporcionem, além do acesso desse alunado nas escolas comuns, com a prática da bidocência. Marque a alternativa que caracteriza este tipo de prática pedagógica para a inclusão escolar.

  • A Acontece por meio da divisão da turma em grupos na sala de aula, na qual um professor da disciplina específica dinamiza o conteúdo para um grupo de alunos sem deficiência e o outro professor da área de Educação Especial se responsabiliza pelo ensino aos alunos com deficiência ou necessidade específica na aprendizagem.
  • B Acontece por meio da divisão de turno escolar para o aluno com deficiência, que em uma parte participa da aula com seus colegas sem deficiência; e na outra parte do turno tem o atendimento direto em outro espaço de um professor da área de Educação Especial.
  • C Acontece por meio do arranjo de docência compartilhada para uma turma que tenha alunos com e sem deficiência. Um docente da disciplina específica e um professor da área da Educação Especial realizam em conjunto o planejamento do que vai ser ensinado, tendo em vista a heterogeneidade do grupo de estudantes.
  • D Acontece por meio do atendimento itinerante do professor da área da Educação Especial ao professor das disciplinas específica que tem alunos com deficiência em suas turmas.

Segundo Perrenoud (1999), nenhuma didática deveria ignorar a heterogeneidade dos estudantes, devendo ser considerados aspectos que abordem a diversidade na formulação de avaliações escolares. Neste contexto, marque a alternativa que se refere a um aspecto adequado a uma prática avaliativa que considere a diversidade no ensino da língua materna:

  • A O professor deve selecionar os tipos de textos necessários a uma adequação do estudante ao uso adequado da norma culta da língua materna.
  • B O professor deve partir dos conhecimentos efetivos de cada estudante e utilizar recursos que mobilizem cada um deles para o avanço necessário, isto é, elaborar situações didáticas com atribuições diferenciadas.
  • C O professor deve elaborar situações didáticas de mesmo grau de dificuldade para que equiparar o acesso ao ensino de maneira uniformizada, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades em se expressar adequadamente.
  • D O professor deve considerar o desenvolvimento espontâneo da linguagem humana e selecionar o que considera relevante para que a turma alcance os mesmos níveis de desenvolvimento da língua materna, evitando o trabalho com materiais diferenciados.

Na história da educação brasileira há um marco relevante no início dos anos 1990 relativo a história da Educação Especial, devido ao movimento mundial pela inclusão escolar.
Sabe-se que nesse processo, a transformação de nossas escolas em espaços que abarquem uma nova filosofia na qual todos tem direito a aprenderem juntos, revela-se até os dias atuais como complexo.
De acordo com Glat (2007), existem fatores que interferem na mudança de paradigma no ambiente escolar.
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) as sentenças que apontam motivos que dificultam a implementação desse processo:
(  )A falta de um debate sobre referente as práticas mais adequadas e inclusivas nos programas de formação docente inicial e continuada.
(  )O fato de existirem alunos com condições intrínsecas da sua deficiência que impedem a consolidação da aprendizagem do currículo escolar.
(  )Dificuldade de comunicação entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os docentes que atuam no Ensino Comum.
(  ) Currículos fechados que impossibilitam a flexibilização do ensino.

Após sua análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A V - F - V - F
  • B F - F - V - V
  • C V - F - V - V
  • D V - F - F - V

O estudo de caso é uma metodologia que apresenta relevância para investigações de problemáticas no cenário educacional, marque a alternativa que justifique seu uso nesse ambiente.

  • A O estudo de caso é uma abordagem que enfatiza a interpretação de todo o contexto do cotidiano escolar. Um exemplo é a possibilidade do pesquisador descobrir dados novos ao inventariar informações com diferentes participantes da comunidade escolar e assim levantar novas hipóteses que permitam resultados mais efetivos na investigação.
  • B O estudo de caso é uma abordagem que não permite que o pesquisador considere outros conflitos no ambiente escolar, que não seja o caso estudado, favorecendo um resultado fidedigno na análise de seu problema de pesquisa.
  • C O estudo de caso é uma abordagem que não requer um retrato da realidade de forma completa e profunda, focando a investigação para uma problemática única sem interrelação com os outros componentes da estrutura escolar.
  • D O estudo de caso é uma abordagem que na qual o quadro teórico inicial do pesquisador sem mantém inalterado, fazendo com que a análise da problemática do contexto escolar tenha o protocolo alterado por outros elementos que não condizem com o pressuposto inicial.

Sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI), Lei 11.096 (BRASIL, 2005), Paula (2009) destaca uma problemática no que se refere ao incentivo do aprofundamento da privatização do sistema de ensino superior. Marque a alternativa que representa a problemática apontada pela autora supracitada:

  • A uma crítica relevante sobre o PROUNI foi a complexidade do score de 450 pontos na média das notas da prova para o estudante ser aceito.
  • B uma crítica relevante sobre o PROUNI é a inclusão de parte do percentual das bolsas para os candidatos autodeclarados negros e indígenas.
  • C uma crítica relevante sobre o PROUNI é o fato de não ter sido incluída a expansão da rede pública de educação superior dentre suas ações.
  • D uma crítica relevante sobre o PROUNI é o fato ser proposto como vantagem para instituição de ensino superior, o funcionamento de um sistema de recuperação financeira daquelas em situação de renúncia fiscal, que torna a ajuda muito relevante para as instituições, sem equidade nas propostas de qualidade efetiva de ensino para o aluno.