Questões de Serviço Social da CEFET-MG

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A Portaria Normativa Nº 18, de 11 de outubro de 2012, dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em Instituições Federais de ensino. Essas vagas são garantidas aos estudantes que

I- cursaram, integralmente, em escolas públicas, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

II- cursaram parte do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica em escolas particulares.

III- cursaram, integralmente, o ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica em escolas públicas.

IV- possuem renda líquida familiar igual ou inferior a um e meio salário mínimo per capita.

Estão corretos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

A Política de Educação é o alicerce de uma sociedade mais igualitária para a construção de uma nova ordem social, o que se evidencia em discursos ufanistas sobre o alcance das mudanças que podem ser realizadas na vida das pessoas.

PORQUE

essa política constitui um direito social que deve ser ampliado e universalizado, a fim de contribuir para as possíveis mudanças individuais, coletivas e para o estabelecimento dessa nova ordem social.

É correto afirmar que

  • A as duas asserções são falsas.
  • B a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • C a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • E as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


Quanto à atuação do assistente social na Política de Educação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A compreensão de uma educação emancipadora possibilita aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.

( ) O assistente social, no campo educacional, deve priorizar o segmento estudantil, as abordagens individuais e as ações prioritárias junto às famílias.

( ) O assistente social deve trabalhar termos conceituais e ideológicos, tais como educação inclusiva e democratização da educação, contribuindo para a construção da cidadania dos estudantes.

( ) O assistente social deve atender às demandas institucionais, por meio de procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais, para que seja assegurada a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.

A sequência correta encontrada é
  • A F, V, V, F.
  • B V, F, V F.
  • C V, F, F, V.
  • D V, F, V, V
  • E F, V, F, F.

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


O conjunto de competências específicas do assistente social traduz-se por ações que devem articular as diversas dimensões de sua atuação profissional. Dentre essas, a que NÃO caracteriza a inserção e a atuação do assistente social na política educacional é
  • A o gerenciamento, o planejamento e a execução direta de bens e serviços educacionais.
  • B a gestão democrática, que propõe a inclusão particularizada do profissional em programas e projetos governamentais.
  • C a intervenção investigativa que requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão e compreensão da realidade social.
  • D a garantia da qualidade da educação que proporcione à classe trabalhadora a apropriação do acervo cultural, científico e tecnológico.
  • E a intervenção coletiva, junto aos movimentos sociais, como condição fundamental da constituição e de reconhecimento dos sujeitos, frente à ampliação de seus direitos sociais.

Siss (2003) analisa a política de ação afirmativa no Brasil, como uma forma de engajamento político do Estado, com o objetivo de serem eliminados ou reduzidos os elevados índices de discriminações de raça, cor, etnia ou gênero. Essas desigualdades se inscrevem na lógica das

  • A ações.
  • B pessoas.
  • C políticas.
  • D relações.
  • E diferenças.