Questões de Pedagogia da CEFET-MG

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Na obra Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento (2014), os autores refletem o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem em Matemática, tendo por cenário de discussão a perspectiva de que o uso de tecnologias em Educação Matemática no contexto brasileiro pode ser compreendido em quatro fases ou momentos.
Levando em consideração as ideias dos autores, é correto afirmar que

  • A para os autores cada fase é desvinculada da outra, de forma que o início de uma fase coincide com o final da fase anterior. Assim, recursos, ferramentas e características de uma fase não estão presentes em uma outra fase. Para evidenciar essa desvinculação entre as fases os autores usam o termo fases disjuntas.
  • B a primeira fase, que inicia-se na década de 1990, é caracterizada por estudos sobre o uso de tecnologias informáticas ou computacionais no ensino e aprendizagem da Matemática, como os computadores, calculadoras simples e científicas e, principalmente pelo uso do software LOGO.
  • C na terceira fase, toda a comunidade educacional defendia o uso do computador em sala de aula e acreditava que a informática era a solução para os entraves relativos à formação de professores e à aprendizagem.
  • D marcada pela popularização e o acesso aos computadores pessoais, a segunda fase é definida por modificações significativas nos cursos à distância ocasionadas pelo uso da internet.
  • E a quarta fase é marcada pelo uso da internet rápida, democratizando a publicação de material digital na web.

De acordo com Brousseau, pode-se dizer que uma situação didática é formada pelas múltiplas relações pedagógicas estabelecidas entre o professor, os alunos e o saber, cuja a finalidade é o de desenvolver atividades voltadas para o ensino e para a aprendizagem de um conteúdo específico. Numa situação didática, o professor, o aluno e o saber, constituem-se numa tríade necessária, embora não suficiente para abranger toda a complexidade do fenômeno cognitivo. É na apresentação do conteúdo a ser trabalhado no contexto de sala de aula que a situação didática se define, de forma que o saber matemático escolar deve ser pensando em sintonia com a situação, buscando um campo de significado do saber para o aluno que extrapola os limites do saber matemático puro, por vezes priorizado pelo professor.
Todas as alternativas a seguir apresentam uma tipologia de situações didáticas com base nos fundamentos de Brousseau, EXCETO:

  • A Situação de ação.
  • B Situação de validação.
  • C Situação de reformulação.
  • D Situação de generalização.
  • E Situação de institucionalização.

A questão a seguir se refere a obra Informática e Educação Matemática (2019). Considere as seguintes afirmativas:
I – Informática e Educação tem sido um tema de debate recorrente no Brasil, com duas linhas de discursos muito comuns. Uma delas versa sobre o perigo que a utilização da informática poderia trazer para a aprendizagem dos estudantes e a outra aponta “o computador” como a solução para os problemas educacionais. Os autores sugerem que a relação entre a informática e a Educação Matemática não deve ser pensada de forma dicotômica, mas sim como transformação da própria prática educativa.
II – Os autores descrevem experiências em Educação Matemática onde estudantes exploram as relações entre gráficos e coeficientes de uma função quadrática através de calculadoras gráficas e softwares. Essas experiências destacam a possibilidade de gerar conjecturas a partir da experimentação, invertendo a ordem comumente adotada nas práticas docentes de exposição oral da teoria, exemplos e exercícios.
III – Apesar dos autores não considerarem a oralidade como uma mídia, eles consideram o lápis e o papel como tecnologias, da mesma forma que o fazem com o computador. Para os autores, sempre há uma dada mídia envolvida na produção de conhecimento e essa dependência sempre existirá também na disponibilidade de mídias como lápis-e-papel e a informática.
IV – Os autores entendem que conhecimento só é produzido com uma determinada mídia ou com uma tecnologia da inteligência, e adotam uma perspectiva teórica que se apoia na noção de que o conhecimento é produzido por um coletivo pensante formado por seres-humanos-com-mídias.
Baseado no livro mencionado no enunciado dessa questão, é correto afirmar que

  • A apenas I, II e III são verdadeiras.
  • B apenas I, II e IV são verdadeiras.
  • C apenas I, III e IV são verdadeiras.
  • D apenas II, III e IV são verdadeiras.
  • E todas são verdadeiras.

A “BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.” (BRASIL, 2018, p.16).
As afirmativas que se seguem representam algumas dessas decisões, resultando em um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade.
I - Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
II - Conceber e pôr em prática situações e procedimentos de controle dos alunos em suas aprendizagens.
III - Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta somente as particularidades da área de estudo.
IV - Manter processos esporádicos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
V - Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
Das decisões explícitas nas afirmativas acima, as que adequam as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, são apenas as afirmativas

  • A I e III
  • B I e V
  • C I, III e V
  • D II, III e IV
  • E III, IV e V

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, no que concerne a área de Matemática e suas Tecnologias, foram propostas 5 (cinco) competências.
São competências da área de Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio, EXCETO:

  • A Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios da Matemática, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais.
  • B Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.
  • C Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.
  • D Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
  • E Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados às situações de saúde, de sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática.