Questões de Artes Visuais da CEC

Limpar Busca

Referente à proteção autoral da criação nas Artes Visuais, analise as afrmações abaixo:

I. O fato de uma imagem de uma obra de artes visuais ser encontrada na Internet a caracteriza automaticamente como de domínio público.

II. Um colecionador não precisa de autorização para editar um livro com as imagens das obras que adquiriu.

III. A ideia original para a composição de determinada obra visual possui proteção autoral.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente a afirmação I está correta
  • B Somente a afirmação II está correta.
  • C Somente a afirmação III está correta
  • D As afirmações II e III estão corretas
  • E Todas as afirmações estão incorretas

Ainda referente à proteção autoral da criação nas Artes Visuais, analise as afirmações abaixo:

I. Os herdeiros têm direito à participação sobre a futura revenda de uma obra de arte que está em poder de um colecionador.

II. O detentor de uma obra de arte pode livremente modificar o seu título de criação, mesmo sem anu- ência do autor.

III. Ao autor é garantido o direito de modificar sua obra a qualquer tempo.


IV. Ao vender a sua obra, o artista visual automaticamente repassa ao comprador os direitos de reprodução da mesma.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente a afirmação I está correta
  • B Somente a afirmação II está correta.
  • C Somente a afirmação III está correta.
  • D Somente as afirmações I e III estão corretas
  • E Somente as afirmações I, III e IV estão corretas

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O Museu do Louvre, em Paris, foi inaugurado no século XVIII
  • B A obra “A impossibilidade física da morte na mente de alguém que está vivo” (1991), em que um tubarão está conservado em formol, dentro de uma estrutura de vidro, é de autoria do artista americano Jeff Koons
  • C Rivane Neuenschwander, Adriana Varejão e Beatriz Milhazes são artistas plásticas brasileiras.
  • D “Seja marginal, seja herói” é o título de uma das obras de Hélio Oiticica
  • E Dentre os artistas que representaram a Anunciação, ou seja,o anúncio pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo, estão Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.

Quanto à proteção autoral da obra fotográfica, analise as afirmações abaixo:

I. A obra fotográfica deve conter de maneira legível o nome do fotógrafo quando utilizada por terceiro.

II. É proibido alterar o conteúdo e a apresentação da fotografia sem prévia autorização do fotógrafo, seja por meio de edição, inclusão de elementos, corte, etc.


III. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras fotográficas será de setenta anos, a contar do dia posterior ao falecimento do autor.

IV. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras fotográficas será de setenta anos, a contar de 1.º de janeiro do ano subsequente ao de sua divulgação.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente a afirmação I está correta
  • B Somente a afirmação II está correta.
  • C Somente as afirmações II e III estão corretas
  • D Somente as afirmações I, II e III estão corretas
  • E Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger, ao abordar o tema “Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta” (Rio de janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.), pode-se afirmar:

I. A construção de uma pintura abstrata geométrica não é necessariamente tributária, como a de uma pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha horizontal inferior.

II. As cores e tonalidades de uma pintura figurativa abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações expressivas que a pintura figurativa, por definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores que pareceria falso numa pintura primitiva (...) torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou nele a expressão de um sentimento plástico particular que corresponde a ele.

III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode identificar as imagens de objetos pertencentes ao mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar nela pontos de referência para imaginar com certeza os sinais de uma terceira dimensão.

IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão do suporte que é aplicada.

Assinale a alternativa correta:
  • A Somente a afirmação I está correta.
  • B Somente a afirmação II está correta
  • C Somente as afirmações II e III estão corretas
  • D Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
  • E Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.