Questões de Fonoaudiologia da AMEOSC

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No contexto das dificuldades na produção ou compreensão da linguagem e/ou movimentos do corpo que resultam de danos ao sistema nervoso, analise as proposições abaixo:

I.Apraxia da Fala é um transtorno motor da fala. Os pacientes têm dificuldade em planejar e sequenciar os movimentos dos lábios, língua e mandíbula, mesmo quando não há paralisia ou fraqueza dos músculos da fala.
II.Hemiparesia é um transtorno motor da fala devido à fraqueza, incoordenação ou paralisia dos músculos da fala. A fala pode ser lenta, arrastada, nasalada ou ter um tom anormal.

Após análise, assinale a alternativa correta.

  • A As proposições I e II estão corretas.
  • B Apenas a proposição II está correta.
  • C Apenas a proposição I está correta.
  • D As proposições I e II estão incorretas.

A reabilitação fonoaudiológica abrange um amplo espectro de distúrbios da comunicação humana. Assim, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(  )Displasia é uma formação anormal de tecidos, sendo mais frequentemente associado à medicina do que à fonoaudiologia.
(  )Dislexia é a dificuldade em representar fonemas em forma escrita, sem que haja um déficit visual, motor ou intelectual.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, V.
  • B F, F.
  • C F, V.
  • D V, F.

Para um corpo funcionar como fonte sonora precisa ser capaz de vibrar e consequentemente necessita de duas propriedades físicas que são inerentes a cada corpo.
Assinale a alternativa que apresenta tais propriedades.

  • A Dureza e solubilidade.
  • B Inércia e refração.
  • C Condutividade e magnetismo.
  • D Massa e elasticidade.

Em relação às abordagens de avaliação vocal e suas peculiaridades, assinale a alternativa correta.

  • A Durante a avaliação vocal, é crucial diferenciar entre a voz falada, a emissão sustentada e nas atividades de canto devido à especificidade de ajustes do trato vocal em cada situação.
  • B A escala de Hirano (1991) e Pinho (1998) propõe descrições vocais abrangentes, semelhantes à proposta realizada por Behlau e Pontes (1995) e o CAPE-V.
  • C A descrição dos aspectos que qualificam a voz deve ser generalizada e não considerar diferenças individuais como sexo, faixa etária e demanda vocal.
  • D A avaliação perceptivo-auditiva é objetiva e não depende da experiência do avaliador.

Associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na coluna 2:

Coluna 1: 1.Dislexias.
2.Disgrafias. 3.Disortografias.

Coluna 2: A.Letra ilegível devido a problemas de coordenação manual.

B.Inverter letras ao ler, como "dado" para "doda".
C.Escrever "casa" como "kasa".

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta. 

  • A 1C, 2A, 3B.
  • B 1A, 2B, 3C.
  • C 1B, 2A, 3C.
  • D 1A, 2C, 3B.