Questões de Pedagogia da Acesso Publico

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“Não se pode falar em filosofia da educação sem admitir que a educação é um processo social e que este, por sua vez, constitui uma das mais importantes dimensões de qualquer filosofia da educação. A educação varia de acordo com a concepção de como os indivíduos se relacionam uns com os outros. A diversidade de relações sociais leva a diferentes práticas educacionais"

In: Niskier, Arnaldo. Filosofia da Educação: uma visão crítica. Loyola, 2001 p. 40.

Dentre as diferentes abordagens do papel da didática na prática escolar, podemos destacar:

  • A tradicional, renovada-tecnicista e sociopolítica.
  • B iluminista, renascentista e contemporânea.
  • C antiga, moderna e pós-moderna.
  • D ativa, racionalista e humanista.
  • E restrita, humanista e moderna.

“Ultimamente, a grande imprensa tem publicado matérias a respeito da educação, nas quais têm aparecido certas imagens das práticas costumeiras do ensino nas escolas brasileira. Nesse discurso da grande imprensa – um dos mecanismos de construção do senso comum na sociedade contemporânea – , os termos tradicional e tradição, quando aplicados às práticas escolares, adquirem ou exprimem significados diversos."

In: Cordeiro, Jaime Francisco Parreira, Unesp, 2002. P. 13/14.

Com relação ao enfoque tradicional da didática nas práticas pedagógicas, podemos dizer que:

  • A Prioriza o aspecto material do ensino, baseando-se na transmissão cultural e concebendo o estudante como um receptor de conteúdos a serem ensinados.
  • B Concebe a aprendizagem como processo baseado em interações entre indivíduos.
  • C É baseado em visão holística do homem e trabalha com métodos intuitivos.
  • D Valoriza a aprendizagem a partir dos conhecimentos prévios dos alunos.
  • E Está ultrapassado e não é mais utilizado nas práticas escolares.

“O centro da atividade escolar é o aluno, o professor é visto como facilitador, a ele cabendo organizar as situações de aprendizagem. As ações devem considerar as características individuais dos alunos. Essa tendência adota o princípio do “aprender fazendo", preconizado por Dewey e que hoje está sendo retomado em modernos posicionamentos educacionais."

In: Niskier, Arnaldo. Filosofia da Educação: uma visão crítica Loyola. 2001 p. 305.

O trecho acima refere-se a:

  • A Pedagogia renovada – tendência que engloba diversas correntes influenciadas pelo movimento da Escola Nova.
  • B Pedagogia tradicional – onde o professor é o centro do processo de aprendizagem.
  • C Pedagogia libertadora – onde o professor tem papel de mediador das ações.
  • D Tecnicismo educacional – baseado no behaviorismo.
  • E Pedagogia Montessori – utiliza materiais educativos específicos.

A resolução N°2 de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio, no seu artigo 5°, determina em que fundamentos o ensino médio deve se basear. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que não está de acordo com a referida resolução:

  • A Formação média do estudante.
  • B Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
  • C Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.
  • D Integração entre a educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
  • E Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador.

“O pensamento de Paulo Freire aponta o quanto é importante a construção de currículos numa perspectiva emancipatória para se trabalhar com alunos, professores, comunidade, uma vez que as questões curriculares estão centradas diretamente nos fatos educativos".

Brandalise, Mary Angela T. UEPG: Ponta Grossa, PR: 2007.

De acordo com a resolução N°02 de 30 de janeiro de 2012, “A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores"(Resolução 02/12).

As áreas do conhecimento às quais o texto se refere são:

  • A Linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
  • B Matemática, português, química, física e biologia.
  • C Português, ciências, história, língua estrangeira e educação física.
  • D Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências sociais.
  • E Linguagens, matemática, história, geografia, física, química e biologia.