Questões de Marketing do Companhia de Gás da Bahia

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Rafael Sampaio e Felipe Magalhães, p. 116, afirmam que “Uma das tarefas constantes – e de importância fundamental – do gestor de marketing é a preparação formal e documentada de planos estratégicos e operacionais. Muitas empresas são bastante eficazes na preparação de planos estratégicos que contenham sua ideologia – visão, missão e valores –, mas totalmente despreparadas para enfrentar a realidade de sua implementação, que, por definição, deve ser subordinada aos planos estratégicos. De modo geral, os planos operacionais são elaborados para curto prazo, definem a alocação de recursos e organizam movimentos funcionais de uma determinada divisão de negócios nas suas funções”. NÃO é uma função de um plano operacional de marketing:

  • A Responder aos movimentos da concorrência.
  • B Prever volumes e faturamentos o mais acuradamente possível.
  • C Aproveitar oportunidades sazonais.
  • D Lançar, relançar e/ou modificar bens e/ou serviços.
  • E Desenvolver a missão da empresa.

Alexandre Las Casas, p. 118, afirma que “um plano de ação para vendas poderia ser anexado ao plano de marketing e que há necessidade desse procedimento quando o planejador necessitar de um plano mais detalhado para atividades de venda, principalmente se essa for uma ferramenta essencial para a comunicação da empresa. Um plano de ação de vendas inclui aspectos operacionais de uma venda”. Desta forma, assinale a alternativa abaixo que NÃO identifica um item para um Plano de Ação para Vendas:

  • A Método de vendas: contatos a serem feitos.
  • B A quem vender.
  • C Elaboração da ação AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
  • D O que vender.
  • E Frequência de visita.

Rafael Sampaio e Felipe Magalhães, p. 8, afirmam que “quando se entrega a um vendedor ou distribuidor a tarefa de ‘procurar’ clientes para os seus produtos, ‘desovar’ estoques ou ‘desentocar’ negócios, a origem do pensamento é a própria organização. Quando as empresas desafiam os vendedores a superar limites ‘impossíveis’, como vender produtos para quem não precisa deles (‘pente para careca’ e ‘geladeira para esquimó’, para usar expressões corriqueiras) ou até ‘entubar’ os consumidores, elas ‘não estão fazendo marketing”. Isto se deve porque, o significado de marketing é:

  • A As ações de marketing finalizam com a venda de bens, serviços e/ou ideias.
  • B Marketing é sinônimo de propaganda.
  • C O objetivo primordial para o marketing é exclusivamente vender bens, serviços e ideias, independente de quem comprar, pois vender é o que importa para o controle financeiro das organizações.
  • D De acordo com Whitaker Penteado, 1983, p. 9: “marketing é um estado de espírito, uma mentalidade, uma maneira de pensar que, necessariamente, leva a uma filosofia, a uma política, a um programa de ação. A empresa depende do mercado para viver e subsistir. Todas as suas atividades, portanto, são condicionadas por essa dependência”.
  • E Marketing é sinônimo de vendas e, sempre que uma empresa está vendendo, ela está fazendo marketing.

Kotler, 2012, p. 391, apresenta três áreas fundamentais para a excelência em marketing de serviços: “A excelência em marketing de serviços exige a excelência em três áreas abrangentes: marketing externo, interno e interativo”. Com relação a estas áreas fundamentais, é correto afirmar:

  • A Marketing interativo: descreve o processo de treinamento e a motivação de funcionários para que eles atendam bem os clientes.
  • B Marketing externo: A maior contribuição que pode ser dada pelo departamento de marketing é ser “excepcionalmente hábil em induzir todos os outros setores da organização a fazer marketing.
  • C Marketing interno: descreve a habilidade dos funcionários em servir ao cliente. Os clientes julgam o serviço não apenas por sua qualidade técnica, mas também por sua qualidade funcional.
  • D Marketing Interativo: é o marketing que utiliza a tecnologia das mídias sociais.
  • E Marketing externo: descreve o processo normal de preparo, determinação de preço, distribuição e promoção de um serviço aos clientes.

James Ogden e Edson Crescitelli, 2007, p. 20, afirmam que o conceito de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) “é uma evolução, até certo ponto natural, do processo de comunicação de marketing, pois no contexto atual – em que predominam o alto nível de segmentação do mercado, a fragmentação dos meios de comunicação e a saturação de mensagens veiculadas -, para fazer uma comunicação eficaz, as empresas se utilizam de várias formas de comunicação simultaneamente. Nessa circunstância, torna-se necessário fazer com que todas as diferentes formas de comunicação transmitam uma única mensagem, gerando sinergia e potencializando os efeitos da comunicação a fim de provocar maior impacto e, dessa maneira abandonar o lugar comum e se destacar”. Ainda, segundo Ogden e Crescitelli, a CIM está fundamentada em três pilares que são: Tema Central, Formas de Comunicação e Públicos-Alvo. Com relação a estes três pilares fundamentais, é INCORRETO afirmar:

  • A Tema Central: Considera apenas o consumidor no processo de comunicação, pois os intermediários, influenciadores, opinião pública, entre outros, são fatores externos que serão influenciados pelo Tema Central da Comunicação.
  • B Formas de Comunicação: O processo de CIM envolve, por definição, o uso de duas ou mais formas de comunicação, pois caso contrário, não teria sentido se falar em integração.
  • C Públicos-Alvo: Envolve todos os diferentes públicos-alvo que fazem parte do processo de comercialização.
  • D Tema Central: É o elemento que agrega e integra a mensagem às diferentes maneiras de comunicação praticadas.
  • E Formas de Comunicação: são os elementos que agregam e integram as mensagens às diferentes maneiras de comunicação do mix de comunicação.