Questões de Administração Geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá - ARSEP

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Uma organização pode ser dividida em três níveis principais, de baixo para cima: operacional, intermediário e institucional. Tendo em vista que, na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, novas habilidades são exigidas do profissional, assinale a alternativa que contenha a habilidade que é desejada no em cada nível, de baixo para cima respectivamente:
  • A Humanas, conceituais e técnicas.
  • B Técnicas, humanas e conceituais.
  • C Técnicas, humanas e gerenciais.
  • D Técnicas, gerenciais e humanas.
Mintzberg identificou dez papéis específicos do administrador, dividindo-os em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Analisando os papéis de representação, liderança e empreendimento, podemos dizer que estes pertencem às categorias:
  • A Interpessoal e decisorial.
  • B Interpessoal e informacional.
  • C Interpessoal, informacional e decisorial.
  • D Decisorial e informacional.
O objetivo fundamental de uma organização; o conjunto de sentimentos que estrutura a cultural organizacional; a priorização dos principais objetivos são definições de alguns dos seis pontos específicos do planejamento estratégico. Estes conceitos são referentes à, respectivamente:
  • A Visão, missão e objetivo.
  • B Missão, valores e estratégia.
  • C Visão, valores e estratégia.
  • D Objetivo, visão e valores.
De acordo com a "Teoria dos Dois Fatores", de Herzberg, o conteúdo e o contexto de um cargo geram a motivação para trabalhar em uma empresa. Levando-se em conta apenas o conteúdo do cargo, podemos dizer que este analisa o sentimento do funcionário: 
  • A Em relação a sua relação com o Supervisor.
  • B Em relação aos seus benefícios e incentivos sociais.
  • C Em relação ao seu salário.
  • D Em relação ao trabalho em si.
Um sistema de informação, apesar de possuir vários elementos inter-relacionados, apresenta quatro níveis distintos entre os tipos de sistemas: estratégico, tático, conhecimento e operacional. Alguns exemplos dos sistemas presentes nestes níveis são:

I. Sistema de Processamento de Transações (SPT);

II. Sistema de Apoio a Decisão (SAD);

III. Sistema de Informação para Executivos (SAE).

Tendo em vista os sistemas acima, pode-se dizer que eles pertencem, respectivamente, aos níveis:
  • A Estratégico, tático e operacional.
  • B Tático, estratégico e operacional.
  • C Operacional, tático e estratégico.
  • D Tático, operacional e estratégico.