Questões de Administração Geral da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

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Chiavenato e Sapiro (2020) apontam que o “planejamento deixou de ser uma evitação da incerteza para se tornar a melhor convivência com ela, deixou de alongar o seu horizonte temporal para tornar o tempo um forte aliado, deixou de prever o futuro para se ajustar rapidamente a ele, deixou de ser um pano do tipo “empurrar sempre para a frente” para se tornar o tipo “puxar com retroção em tempo real”, deixou de ser um plano definitivo para se tornar uma jornada permanente, deixou de ser do topo para base para se tornar uma responsabilidade de todos em todos os seus aspectos”. Especificamente sobre o planejamento estratégico, os autores apresentavam cinco etapas-chaves que estão expostas na ordem CORRETA na alternativa:

  • A Avaliar o desempenho real e ajustar, compreender o ambiente, definir metas organizacionais amplas, identificar opções possíveis de rotas de ação, fazer e implementar decisões abrangentes.
  • B Compreender o ambiente, definir metas organizacionais amplas, identificar opções possíveis de rotas de ação, fazer e implementar decisões abrangentes, avaliar o desempenho real e ajustar.
  • C Definir metas organizacionais amplas, compreender o ambiente, identificar opções possíveis de rotas de ação, fazer e implementar decisões abrangentes, avaliar o desempenho real e ajustar
  • D Identificar opções de rotas de ação, definir metas organizacionais amplas, compreender o ambiente, fazer e implementar decisões abrangentes, avaliar desempenho real e ajustar.

Segundo estudiosos do tema, o endomarketing pode ser considerado como as ações de marketing direcionadas ao público interno das organizações. E sua finalidade é:

  • A atuar como moderador principal nas relações humanas e sociais.
  • B avaliar a performance do pessoal da área de vendas na organização.
  • C incentivar o uso da padronização e regulação no marketing social.
  • D promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente.

Criada por Michael Porter em 1985, a cadeia de valor é uma metodologia usada para coordenar processos e mapear quais as vantagens competitivas da corporação. O autor utilizou de uma divisão teórica para auxiliar no entendimento dos processos, separando em dois grupos as atividades: atividades primárias e atividades de suporte.  São consideradas atividades primárias, EXCETO:

  • A Gestão de RH.
  • B Logística de entrada
  • C Marketing e vendas.
  • D Operações.

A análise SWOT do inglês, Strengths (forças); Weaknesses (fragilidades); Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), foi desenvolvida como um mecanismo capaz de analisar tanto o ambiente interno de uma organização, quanto o  externo (CHIAVENATO E SAPIRO, 2009). Sobre este tema, é CORRETO afirmar:  

  • A Ameaças estão relacionadas a fatores que afetam ou prejudicam o desempenho da organização.
  • B Fraquezas acontecem quando uma ação externa atua de maneira positiva.
  • C Oportunidades são situações negativas e incontroláveis que acometam a administração.
  • D Pontos fortes são características positivas que se conquistam de maneira interna através de suas políticas e seus princípios.

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira divide a organização em Estrutura Organizacional Formal e Estrutura Organizacional Informal, sendo a Organização Formal “aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma” e a Organização Informal “é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.  Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que,  usualmente, não aparecem no organograma”.  Quanto à Estrutura Organizacional Informal, é CORRETO afirmar que:

  • A A maior rapidez no processo decisório proporcionada por esta modalidade é considerada uma desvantagem.
  • B Considera uma desvantagem desta modalidade o fato de que a mesma provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.
  • C Um ponto negativo desta modalidade é a redução da carga de comunicação dos chefes.
  • D Uma das vantagens desta modalidade é a dificuldade do controle.