Questões de Raciocínio Lógico da Advocacia Geral da União

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Em uma pesquisa feita com 70 pessoas sobre o consumo de três frutas (banana, maçã e uva), foi constatado que:
• 11 pessoas gostam de banana, maçã e uva; • 23 pessoas gostam de banana e uva; • 19 pessoas gostam de maçã e uva; • 27 pessoas gostam de banana e maçã; • 44 pessoas gostam de banana; • 40 pessoas gostam de maçã; • 34 pessoas gostam de uva.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, entre as pessoas que participaram da pesquisa,

  • A 15 pessoas não gostam de nenhuma das três frutas da pesquisa.
  • B 13 pessoas gostam de somente uma das três frutas mencionadas na pesquisa.
  • C 37 pessoas não gostam de uva.
  • D 26 pessoas não gostam de banana.
  • E 26 pessoas não gostam de maçã.

Luna é uma menina muito esperta e possui 27 colegas meninos e 34 colegas meninas. Todas essas crianças juntas formam uma turma de alunos muito diferente, pois cada aluno ou adora matemática ou adora português. Sabendo que, nessa turma, 21 meninas adoram matemática e um total de 38 alunos adoram português, o número de meninos que adoram matemática é

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.

Observe a sequência a seguir e assinale a resposta correta a respeito do termo alfanumérico que ocupa a milésima posição.

I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9...

  • A É um número par.
  • B É um número ímpar.
  • C É uma vogal.
  • D É uma consoante.
  • E É o número zero.

Entre as pessoas que compareceram à festa de inauguração da FATEC Pompeia, estavam alguns dos amigos de Eduardo. Além disso, sabe-se que nem todos os melhores amigos de Eduardo foram à festa de inauguração.
Considere:
F : conjunto das pessoas que foram à festa de inauguração. E : conjunto dos amigos de Eduardo. M : conjunto dos melhores amigos de Eduardo.
Com base nessas informações assinale a alternativa que contém o diagrama de Euler-Venn que descreve corretamente a relação entre os conjuntos.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”
Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.

  • A x + 5x/6 + 2x/3 = 240
  • B x + x/6 + x/3 = 240
  • C x + 4x/5 + 3x/4 = 240
  • D x + x/6 + 3x/2 = 240
  • E x + 6x/5 + 3x/4 = 240