Questões de Gestão de Pessoas da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro

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Um gestor buscou implantar um programa de remuneração que pagasse os funcionários em função de padrões, metas e objetivos a serem atingidos pela organização.
Para tanto, ele estabeleceu um

  • A plano de remuneração por competências
  • B plano de remuneração por habilidades
  • C plano de remuneração pelos resultados
  • D sistema de remuneração funcional
  • E sistema de distribuição forçada

Um gerente de Recursos Humanos de uma empresa está negociando o salário com um novo funcionário altamente disputado no mercado. Por saber que a empresa precisa dele, o candidato decide se sobrevalorizar e pede um salário extraordinário. A empresa comunica que não pode atender às solicitações do candidato e estabelece um prazo-limite para que ele aceite a proposta inicial, ou o emprego será oferecido a outro candidato.
Esse caso ilustra um processo de negociação

  • A distributiva, no qual se aumenta o montante em disputa para que ambas as partes fiquem satisfeitas e fique demonstrado que o candidato é flexível com relação a várias soluções.
  • B integrativa, no qual se estabelece um prazo-limite para apressar as concessões das contrapartes na negociação, para que elas reconsiderem suas posições.
  • C distributiva, no qual se estabelece um prazo-limite para se apressarem as concessões das contrapartes na negociação, a fim de que elas reconsiderem suas posições.
  • D integrativa, que parte da premissa de que há um ou mais acordos que podem gerar uma solução de ganha-ganha e, para tal, o candidato precisa estabelecer as normas de colaboração.
  • E integrativa, no qual se demonstrou à outra parte que a sua meta de resultado é muito importante, para que, assim, possa haver uma conciliação, e se reduziu ao mínimo o uso de táticas que possam causar emoções negativas.

Devido à pandemia da Covid-19, uma companhia aérea perdeu muitos negócios e foi obrigada a propor uma drástica redução de custos de mão de obra, o que resultou na demissão de mais de mil funcionários. O sindicato não concordou com as demissões e propôs uma redução de benefícios. A administração da companhia fechou um acordo com o sindicato, no qual se reduziriam os benefícios dos empregados em troca de ações da empresa. Nessa situação, ambas as partes abriram mão de algo em troca de uma contrapartida.
Observa-se, nesse caso, uma estratégia de resolução de conflitos denominada

  • A competição
  • B acomodação
  • C evitamento
  • D colaboração
  • E compromisso

Um gerente tem tido dificuldade para estimular a inovação na sua organização.
Para desenvolver uma estratégia de inovação, ele atua em três conjuntos de variáveis – estrutura, cultura e prática de Recursos Humanos – e toma, acertadamente, as seguintes decisões:

  • A Favorece a adaptação e a flexibilidade estrutural; desencoraja a aceitação da ambiguidade; oferece aos seus funcionários alta segurança no trabalho.
  • B Favorece a disponibilidade da plenitude de recursos; desencoraja a tolerância a conflitos e ao risco; promove o treinamento de seus funcionários.
  • C Desencoraja a comunicação frequente entre as unidades; favorece o foco no objetivo final e não nos meios de alcançá-lo; inspira os funcionários com sua forte convicção pessoal sobre sua visão.
  • D Favorece a fecundação cruzada, a tolerância do não prático, os controles externos baixos, o foco nos sistemas abertos e, quando uma nova ideia é desenvolvida, constrói uma sustentação que supere a resistência.
  • E Desencoraja equipes de risco; busca o foco interno e a orientação consistente para um ambiente estável; apoia a abordagem metódica de fazer negócios.

Em um seminário sobre Gestão da Inovação, foi discutida a diferença entre os conceitos de inovação e mudança.
Ao final do seminário, chegou-se à conclusão de que

  • A toda mudança envolve ideias novas ou conduz a melhorias significativas; portanto, pode-se afirmar que toda mudança envolve inovação.
  • B a inovação é um tipo especializado de mudança: é uma ideia nova aplicada para criar ou melhorar um produto, processo ou serviço.
  • C a inovação, diferentemente da mudança, requer essencialmente três componentes: perícia, pensamento criativo e motivação pela tarefa.
  • D a personalidade associada à criatividade e à habilidade de usar analogias, bem como o talento de ver o que é familiar sob uma nova perspectiva definem a mudança e a inovação.
  • E a introdução pioneira de um novo produto por uma organização é considerada uma estratégia de mudança, e as organizações que a copiam são consideradas inovadoras.