Questões de Pedagogia para Agente de Apoio Socioeducativo

Limpar Busca

O Ministério da Saúde busca conscientizar as comunidades escolares sobre o problema das doenças contagiosas que persistem no Brasil apesar de existirem ferramentas de prevenção e controle.
Relacione as doenças com suas respectivas formas de prevenção na escola: 
1. Doença de Chagas
2. Malária
3. Raiva
4. Tracoma 
(   ) Eliminação de águas paradas que favoreçam a reprodução de mosquitos.
(   ) Incentivo às práticas de higiene facial e das mãos, evitando compartilhamento de objetos pessoais.
(   ) Educação dos alunos sobre formas de evitar a provocação de animais como cães e gatos.
(   ) Conscientização dos alunos sobre as etapas de produção de alimentos como o açaí. 
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada. 

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.

Sabe-se hoje que o desenvolvimento infantil, o aprendizado e o bem-estar da criança dependem da garantia e da manutenção de diversos fatores.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Condições de segurança inadequadas nos ambientes escolar e doméstico.
II. Alimentação insuficiente para as exigências nutricionais do organismo.
III. A condição de pessoa com deficiência, seja física, sensorial ou intelectual.
São obstáculos para o desenvolvimento infantil o que é  indicado em 

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

Considere a situação a seguir: 
“João era conhecido por sua natureza extrovertida e participativa, mas começou a exibir mudanças em seu comportamento. Na escola, ele, que era ativo e engajado, passou a evitar interações com colegas e a mostrar uma falta de interesse pelas atividades de sala de aula. Em casa, seus pais observaram que ele passou a ter dificuldades para dormir e se tornou irritadiço.” 
A situação acima descreve um problema de ordem 

  • A linguística.
  • B físico-motora.
  • C cognitiva.
  • D socioemocional.
  • E biológica.

Considere a situação a seguir: 
“Uma escola localizada num bairro repleto de desafios sociais tinha o muro frequentemente vandalizado pelos alunos, mas ganhou nova vida quando os supostos ‘vândalos’ foram convidados a pintá-lo livremente. Sob orientação artística, transformaram o muro em um mural que expressava suas histórias e sonhos.” 
O trecho acima descreve a solução encontrada por uma escola para um problema de comportamento entre os alunos. Essa solução teve o sentido de

  • A punição, pois os alunos foram repreendidos e obrigados a reparar o dano ao muro.
  • B culpabilização, pois os alunos foram responsabilizados publicamente pelo vandalismo.
  • C transformação, pois fez de um ato de vandalismo uma oportunidade para o engajamento dos alunos.
  • D correção, pois impôs uma medida dura para reforçar a disciplina sobre o comportamento dos alunos.
  • E desobrigação, pois liberou os alunos de qualquer responsabilidade sobre o estado do muro.

Relacione os conceitos básicos relativos à higiene de ambientes e pessoas às respectivas definições: 
1. Assepsia
2. Antissepsia
3. Esterilização
4. Desinfecção 
(   ) Eliminação de micro-organismos patogênicos, mas não necessariamente de todos, em objetos inanimados.
(   ) Processo pelo qual todos os microrganismos são destruídos através de métodos físicos ou químicos.
(   ) Aplicação de agentes químicos em tecidos vivos para reduzir a possibilidade de infecção, sepse ou putrefação.
(   ) Conjunto de medidas adotadas para prevenir a introdução de microrganismos em um local ou tecido. 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.