Questões de Pedagogia para Agente de Apoio - Administrativo

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Ao conceituar de autonomia universitária Chaui (2003, p. 24) define que “A autonomia é entendida em três sentidos principais: a) como autonomia institucional ou de políticas acadêmicas (autonomia em relação aos governos); b) como autonomia intelectual (autonomia em relação a credos religiosos, partidos políticos, ideologia estatal, imposições empresariais e financeiras); c) como autonomia da gestão financeira que lhe permita destinar os recursos segundo as necessidades regionais e locais da docência e da pesquisa”.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:

  • A O uso dos recursos financeiros é atrelado a gestão da universidade.
  • B A autonomia intelectual pressupões liberdade para ensinar e pesquisar.
  • C As universidades brasileiras não possuem autonomia.
  • D As políticas acadêmicas permitem a organização da oferta dos cursos de graduação.
  • E A autonomia universitária permite a autogestão da instituição.

A Curricularização da extensão determinada pela LEI N° 13.005/2014 – Plano Nacional da Educação consiste em:

  • A Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.
  • B Assegurar, no mínimo, 20% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de pesquisa científica.
  • C Assegurar, no mínimo, 25% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de inovação e tecnologia.
  • D Assegurar, no mínimo, 15% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de iniciação científica.
  • E Assegurar, no mínimo, 5% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de iniciação à docência.

São características da extensão universitária:
I. É um processo educativo, cultural e científico. II. Viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. III. É um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.
Em relação aos itens I a III apresentados acima podemos afirmar que:

  • A Somente I está correto.
  • B Somente I e II estão corretos.
  • C Somente I e III estão corretos.
  • D Somente III está correta.
  • E Todas estão corretas.

A universidade pública é instituição social e sendo assim no processo de interação com a sociedade é correto afirmar que:

  • A É influenciada pela transformação social sem, contudo, transformar a sociedade.
  • B Não influencia e nem é influenciada pelas transformações sociais.
  • C Promove transformação social sem ser influenciada pela sociedade.
  • D Promove transformação social e é influenciada pela própria sociedade.
  • E Não apresenta interação com a sociedade que influencie na transformação.

As pessoas pensam e se comportam de forma diferente da que estamos acostumados. É preciso compreender que cada pessoa carrega diferentes histórias, valores e culturas. No ambiente de trabalho, geralmente não somos nós que escolhemos nossos colegas, por isso precisamos aprender a:

  • A Esconder nossas frustrações.
  • B Aceitar as diferenças.
  • C Falar sobre nossos problemas.
  • D Brincar com nossos colegas.
  • E Impor nossas ideias.