Questões de Governança de TI para Agente da Fiscalização Financeira - Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI

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Em uma organização, é fundamental que a TI atenda aos objetivos e às necessidades da organização, alinhando-se aos seus requisitos regulatórios e éticos.
O conceito que se refere ao conjunto de processos, políticas e estratégias para garantir que isso ocorra é a(o)

  • A estratégia de marketing
  • B gestão de serviços de TI
  • C governança corporativa
  • D gerenciamento de projetos
  • E planejamento de recursos humanos

O framework do COBIT 4.1 define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com quatro domínios: Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar; e Monitorar e Avaliar. Esses domínios mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI: planejamento, construção, processamento e monitoramento.
Têm relação com o domínio Entregar e Suportar

  • A a estratégia e as táticas, identificando a maneira como a TI pode melhor contribuir para atingir os objetivos de negócios.
  • B as soluções de TI identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, implementadas e integradas ao processo de negócios.
  • C as alterações e as manutenções nos sistemas existentes, assegurando que as soluções continuem a atender aos objetivos de negócios.
  • D o gerenciamento de performance, o monitoramento do controle interno, a aderência regulatória e a governança.
  • E os aspectos de confidencialidade, de integridade e de disponibilidade, contemplados para garantir a segurança da informação.

Segundo o ITIL, o gerenciamento de serviços de TI deve ser estruturado por intermédio de processos e funções. Processos podem ser definidos como sequência de ações, dependentes entre si, que geram resultados específicos para um cliente ou para uma parte interessada. Já as funções são unidades organizacionais especializadas em realizar determinado tipo de trabalho.
É um exemplo de processo ITIL:

  • A Gerenciamento de aplicações
  • B Gerenciamento de incidentes e problemas
  • C Gerenciamento de operações de TI
  • D Gerenciamento técnico
  • E Central de serviço

Com relação aos princípios do COBIT 5, identifique as afirmações corretas:
I. Atender às Necessidades das Partes interessadas. II. Cobrir a Organização de Ponta a Ponta. III. Permitir uma Abordagem Holística. IV. Aplicar um modelo centralizado.

  • A Apenas as assertivas III e IV são corretas.
  • B Apenas a assertivas I e IV são corretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e III são corretas.
  • D Apenas as assertivas I e II são corretas.

As dimensões do ITIL são necessárias para a entrega de valor ao cliente, além de facilitar a visão holística da gestão de serviços. Considerando o ITIL V4, assinale a alternativa correta que apresenta as quatro dimensões.

  • A Organizações e pessoas, Informação e tecnologia, Parceiros e fornecedores, Governança de TI.
  • B Organizações e pessoas, Informação e tecnologia, Parceiros e fornecedores, Controle e Avaliação.
  • C Organizações e pessoas, Informação e tecnologia, Parceiros e fornecedores, Gestão de Serviços de TI.
  • D Organizações e pessoas, Informação e tecnologia, Parceiros e fornecedores, Fluxos de valor e processos.