Questões de Engenharia de Software para Agente da Fiscalização Financeira - Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI

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Considere um tipo de visibilidade que pode ser usado em um método de objeto de uma classe P para permitir acesso nas seguintes situações:

(i) quando uma classe Q estender da classe P; e (ii) quando uma classe R faz parte do mesmo pacote da classe P.

Assim, tanto objetos do tipo da classe Q como da classe R poderão acessar o método que está na classe P.
Na situação descrita, o tipo de visibilidade a ser usado é o

  • A static
  • B public
  • C private
  • D package
  • E protected

Considere que uma classe P possui nela uma propriedade de objeto que guarda a instância de uma classe Q.
Nesse caso, o tipo de relacionamento entre as classes P e Q que deve ser modelado em um diagrama de classe da UML é o relacionamento de

  • A associação.
  • B herança de interface.
  • C herança entre classes.
  • D dependência, em que P depende de Q.
  • E dependência, em que Q depende de P.

Considere um diagrama de interação da UML que permite visualizar como um conjunto de objetos/classes interagem em um processo ao longo do tempo. Tal diagrama mostra as mensagens, como, por exemplo, as chamadas de métodos que ocorrem entre atores e objetos/classes no sistema, e a ordem em que ocorrem.
O diagrama descrito é o de

  • A Atividade
  • B Caso de Uso
  • C Estado
  • D Pacotes
  • E Sequência

Entre os métodos para testes de software está o teste de caixa-branca. Uma de suas aplicações consiste em determinar os caminhos que podem ser percorridos, de modo que todas as instruções e todos os resultados de condições sejam executados ao menos uma vez. Para descobrir a quantidade de caminhos independentes, o primeiro passo é desenhar um grafo direcionado, representando o código da função seguindo regras simples.
Nesse contexto, quantos caminhos possui uma função que é representada por um grafo com 9 nós e 11 arestas?

  • A 4
  • B 5
  • C 6
  • D 7
  • E 8
Estruturas de repetição são amplamente utilizadas no desenvolvimento de sistemas, isto é, estas estruturas permitem que um determinado bloco de código será executado por N vezes. Desta forma, a estrutura de repetição que mais adequada quando se precisa que o bloco de código seja executado pelo menos uma vez é: 
  • A While
  • B Do-While
  • C For
  • D If