Questões de Governança de TI para Agente da Fiscalização Financeira

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Analise as afirmativas a seguir:


I. Sobre os Sistemas de Gestão ISO, é correto afirmar que o ISO 9001corresponde ao sistema de Gestão da Qualidade, cujos benefícios são: economia, aumento de desempenho, aumento da satisfação do cliente e aumento da lucratividade.

II. Sobre os Sistemas de Gestão ISO, é correto afirmar que O ISO 14.001 corresponde ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), cujos benefícios são: economia, por meio do aumento da sua eficiência e produtividade, resultado que pode ser alcançado pela diminuição do desperdício e pela melhoraria na eficiência energética.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

As etapas principais de um Plano Diretor de Informática (PDI) são as seguintes, não necessariamente na ordem que estão relacionadas.

I. Acompanhamento de Resultados.
II. Análise de Custo-Benefício das Soluções.
III. Levantamento das Necessidades.
IV. Priorização de Projetos.

Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de execução dessas atividades.

  • A I, III, II e IV
  • B I, IV, III e II.
  • C II, I, IV e III.
  • D III, II, IV e I.
  • E IV, II, I e III.

Considerando as definições apresentadas na literatura a respeito da governança de TI, é correto afirmar que o seu objetivo, ou foco central, consiste em

  • A extinguir o departamento de TI da empresa, terceirizando todos os serviços relacionados.
  • B garantir que a condução da TI da empresa apoie seus objetivos de atuação.
  • C incentivar a contratação apenas de profissionais recém-formados.
  • D proibir o uso de computadores pessoais e obrigar o uso exclusivo de tablets
  • E proibir o uso de software de baixo custo e de difícil manutenção.

O COBIT 5, em seu modelo de referência, estabelece uma divisão entre os processos de governança e gestão de TI. Os processos de governança estão agrupados no domínio

  • A Avaliar, Dirigir e Monitorar.
  • B Alinhar, Planejar e Organizar.
  • C Construir, Adquirir e Implementar.
  • D Entregar, Prestar Serviços e Suporte
  • E Monitorar, Avaliar e Analisar.

O ITIL v3 estabelece, na publicação Desenho de Serviços, o processo Gerenciamento de Capacidade. Esse processo estabelece 3 elementos de gerenciamento de capacidade, a saber:

  • A Comercial, de Configuração e de Serviço.
  • B de Atividades Críticas, de Segurança e de Negócio.
  • C de Configuração, de Disponibilidade e de Segurança.
  • D de Continuidade, de Disponibilidade e de Componente.
  • E de Negócio, de Serviço e de Componente.