Questões de Marketing para Administrador(a) Júnior

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A demanda de muitos produtos passa por muitas fases; o conjunto dessas fases é denominada de:

  • A Ciclo de vida do produto.
  • B Ciclo de manutenção do produto.
  • C Ciclo de gestão do produto.
  • D Ciclo de planejamento do produto.
  • E Ciclo de sofisticação do produto.

Ao se combinar a força competitiva de um produto/serviço com o nível de atratividade de um mercado, utilizando-se da Matriz GE/McKinsey, e, sendo ambos de nível alto, que atitude deve ser tomada?

  • A Focar em investimento seletivo, especialização e foco em segmentos de mercado em crescimento.
  • B Investir para aumentar a participação no mercado e procurar segmentos em crescimento para chegar à liderança.
  • C Selecionar nichos de mercado com maior especialização e expandir o negócio para reduzir a concorrência.
  • D Maximizar investimentos, sendo seletivo em relação a eles, e proteger a posição de liderança.
  • E Procurar rentabilização para se ter maior fluxo de caixa e equilibrar os investimentos e ser seletivo em relação a eles.

No que se refere aos conceitos e surgimento da segmentação de mercado, é INCORRETO afirmar que:

  • A O processo de segmentação visa dividir mercados homogêneos em pequenos grupos, que sejam formados por consumidores heterogêneos entre si.
  • B A atitude de uma empresa de não segmentar o mercado significa que ela faz uso da estratégia de marketing único ou não diferenciado.
  • C O processo de divisão de um mercado visa criar subconjuntos distintos de consumidores, com necessidades ou características comuns.
  • D A necessidade de dividir o mercado surge da existência de diferenças entre os consumidores, a partir das quais são criados grupos e desenvolvidos compostos de marketing específicos.
  • E A necessidade de segmentação foi também favorecida pela concorrência. Com o objetivo de evitá-la, os profissionais de marketing buscaram novos grupos de consumidores, ainda não atendidos, o que ocasionou a formação de novos segmentos.
Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:
1. Propaganda 2. Marketing Direto 3. Vendas pessoais 4. Marketing boca a boca 5. Promoção de vendas

( ) uso de correio, telefone, fax, e-mail ou internet para estabelecer comunicação direta com clientes específicos e potenciais ou para a solicitação de uma resposta direta ou diálogo.
( ) uma variedade de incentivos de curta duração para estimular a experimentação ou a compra de um bem ou serviço.
( ) interação pessoal com um ou mais compradores potenciais com o propósito de apresentar bens ou serviços, responder a perguntas e estimular a venda.
( ) comunicação de uma pessoa para outra, verbal, escrita ou eletrônica que se refere aos méritos ou às experiências de compra ou uso de bens ou serviços.
( ) qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado via mídia impressa, eletrônica, em rede e expositiva.
  • A 2 – 5 – 3 – 4 – 1.
  • B 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
  • C 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
  • D 2 – 4 – 5 – 3 – 1.
  • E 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
Segundo Kotler e Keller (2012), a excelência em marketing de serviços exige a excelência em três áreas abrangentes, quais sejam:
  • A marketing externo, marketing interno e marketing interativo.
  • B marketing social, marketing direto, marketing indireto.
  • C marketing de nicho, marketing de massa, marketing de fidelização.
  • D identificação de pontos fortes e pontos fracos organizacionais.
  • E identificação das ameaças e oportunidades do mercado em que atua a empresa.