Questões de Administração Financeira e Orçamentária para Administrador de Redes

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Conforme preceito constitucional, a Lei Orçamentária Anual não deve conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Nessa proibição não se inclui a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de créditos. O referido preceito corresponde à essência do seguinte princípio orçamentário:

  • A universalidade
  • B exclusividade
  • C especificação
  • D orçamento bruto

Com base na legislação vigente, corresponde ao conceito do crédito adicional suplementar a autorização de:

  • A despesas destinadas a reforço de dotação orçamentária
  • B despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei orçamentária
  • C despesas para as quais não haja dotações orçamentárias específicas
  • D destinações para efetuar despesas urgentes e imprevisíveis

Um determinado município, no exercício financeiro de 2013, foi obrigado a realizar a aquisição de um imóvel, para dar suporte à execução de uma obra pública. De acordo com a legislação vigente, esse gasto efetuado, quanto ao grupo de natureza da despesa, deveria ter sido classificado como:

  • A inversão financeira
  • B transferência de capital
  • C investimento
  • D despesa de custeio

Os empréstimos contraídos pelos municípios com exigibilidade superior a doze meses, com a finalidade de atender a desequilíbrio orçamentário, constituem o que se denomina de:

  • A dívida flutuante
  • B dívida fundada
  • C dívida ativa
  • D créditos especiais

Para contornar situações contingenciais que ocasionam um aumento de despesas não contempladas ou insuficientemente dotadas na lei orçamentária, o município poderá se utilizar do seguinte mecanismo:

  • A criar novos impostos para aumentar a arrecadação
  • B aumentar alíquotas de impostos
  • C propor novo projeto de lei orçamentária
  • D abertura de créditos adicionais