Questões de Gestão de Pessoas para Administração e Planejamento

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O gerente de uma empresa sabe que alguma ação é necessária para que o comportamento de seus subordinados seja aquele desejado pela organização. Dessa forma, toda vez que um membro de sua equipe realiza um bom trabalho, o gerente faz questão de elogiá-lo.
Assim, o gerente modela o comportamento de seus subordinados através de um método denominado

  • A obliteração
  • B sublimação
  • C derrogação
  • D instinto natural
  • E reforço positivo

Vários estudos indicam que o investimento em atividades de treinamento de pessoal está associado ao aumento da lucratividade no longo prazo. Por esse motivo, o presidente de uma empresa determinou que 10% dos ganhos da organização fossem utilizados para as atividades de treinamento do ano seguinte.
Sabendo que o processo de treinamento envolve três etapas, o diretor de Recursos Humanos dará início à primeira dessas etapas, denominada

  • A modelagem de avaliação
  • B desenvolvimento de lideranças
  • C levantamento das necessidades
  • D treinamento e desenvolvimento
  • E seleção de programas de instrução

O coordenador do curso de graduação em Administração de uma universidade identificou que, como três ex-alunos contratados por uma empresa não apresentaram bons desempenhos, a gestão de RH dessa empresa assumiu que candidatos formados naquela universidade não serão bons colaboradores. Nessa situação, os tomadores de decisão foram afetados em seus julgamentos por uma distorção da realidade.

Esse viés na tomada de decisão é denominado

  • A ancoragem
  • B excesso de confiança
  • C compreensão tardia
  • D aleatoriedade
  • E representatividade

O método de Avaliação de Desempenho caracterizado por envolver a participação ativa de todos os sujeitos que interagem com o avaliado, podendo incluir subordinados, superiores, equipe de trabalho, parceiros comerciais e o próprio indivíduo por meio da autoavaliação, é conhecido como

  • A Avaliação 360 graus.
  • B Escolha Forçada.
  • C Escalas Gráficas.
  • D Incidentes Críticos.

A Avaliação de Desempenho é um importante mecanismo para promoção do desenvolvimento técnico e comportamental dos colaboradores de uma organização, podendo ser aplicada por meio de diferentes metodologias. O avaliador deve estar atento para evitar a incidência de vícios que interfiram na qualidade do processo. A esse respeito, é correto afirmar que

  • A o Efeito Halo está associado a um vício de generalização.
  • B o erro de tendência central ocorre quando o avaliador adota um critério excessivamente severo no processo de análise, atribuindo, em regra, notas negativas.
  • C a leniência é um princípio basilar do processo de avaliação de colaboradores, devendo ser adotada como critério com vistas ao fomento da melhoria do clima organizacional.
  • D o avaliador deve priorizar os fatos recentes relacionados ao desempenho do avaliado, desconsiderando eventos antigos, ainda que tenham ocorrido dentro do período avaliativo.