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O console lateral permite que o operador faça ajustes nas operações e nas funções da máquina. Geralmente, ele também abriga o sistema de controle de climatização da cabine do operador. Nas motoniveladoras mais modernas, pode se encontrar, no console lateral, um botão chamado “AUTOSHIFT”, que tem como principal função

  • A ativar e desativar o modo de operação automático ou manual da transmissão.
  • B ativar e desativar o modo de operação de piloto automático do sistema eletrônico.
  • C ativar e desativar o ripper ou escarificador, que é equipado com uma trava de segurança.
  • D ativar e desativar a função de trava da sela, que é equipado com uma trava de segurança.

Em relação ao programa de manutenção, nos manuais das máquinas pesadas, pode-se encontrar manutenções diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais. Também é possível fazer manutenção por meio da quantidade de horas trabalhadas do motor. Sendo assim, nas principais motoniveladoras, fazem parte da manutenção de 1000 horas as trocas de

  • A óleo do hidráulico, filtros de óleo hidráulico e filtros de ar.
  • B óleo da transmissão, óleo hidráulico e filtros de ar.
  • C óleo do motor, filtro de óleo do motor e filtros de ar.
  • D óleo da transmissão, correias do alternador e filtros de ar.

Algumas máquinas pesadas, como a motoniveladora, possuem um conjunto de alavancas de controles distribuídas nas laterais esquerda e direita do volante de direção do equipamento. Na maioria das motoniveladoras, a disposição dessas alavancas tem posicionamento padrão e pode ser identificada por meio de simbologia de funcionamento do comando. Conforme disposição da maioria das motoniveladoras, o conjunto de alavancas do lado direito do volante das principais motoniveladoras são:

  • A deslocamento lateral do círculo, articulação da máquina, inclinação das rodas dianteiras e levantamento direito da lâmina.
  • B deslocamento lateral do círculo, escarificador, inclinação das rodas dianteiras e levantamento direito da lâmina.
  • C rotação do círculo, articulação da máquina, inclinação das rodas dianteiras e levantamento esquerdo da lâmina.
  • D deslocamento lateral da lâmina, articulação da máquina, inclinação das lâminas e levantamento direito da lâmina.

Quando se deseja utilizar toda a potência disponível do motor para o sistema hidráulico da caçamba de uma retroescavadeira, o operador pode acionar um interruptor localizado na alavanca de controle da caçamba. Esse interruptor denomina-se

  • A interruptor neutralizador da transmissão.
  • B Interruptor ou pedal do bloqueio do diferencial.
  • C interruptor de controle de aceleração manual.
  • D interruptor de modo de operação econômica.

Nas retroescavadeiras, na alavanca/joystick de comando de funcionamento da caçamba frontal, pode-se identificar várias funções em um único comando. Entre esses comandos, existe um que, ao acionar a alavanca/ joystick totalmente para a frente, travando a alavanca, aciona-se um tipo de recurso. Esse recurso é muito útil para permitir que a caçamba acompanhe o contorno do solo para limpeza de materiais soltos. Esse comando é reconhecido como

  • A o modo flutuação da caçamba.
  • B o modo de retenção da caçamba.
  • C o modo de abaixamento automático da caçamba.
  • D o modo nivelamento automático da caçamba.