Questões de Arquivologia

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Após a reunião, foi redigido um texto em que se relatava com detalhes o que havia sido discutido e quais haviam sido as deliberações feitas. Todos os participantes leram o texto e registraram concordância com o que havia sido escrito, subscrevendo o documento.
Nesse caso, o tipo de correspondência oficial é denominado 

  • A ata
  • B edital
  • C portaria
  • D certidão
  • E atestado

A definição de administração de arquivos correntes é a seguinte:

  • A Organizar e controlar documentos importantes para uma organização.
  • B Eliminar todos os documentos desnecessários de uma organização.
  • C Arquivar documentos antigos e obsoletos de uma organização.
  • D Digitalizar todos os documentos físicos de uma organização.
  • E Criar backups de documentos importantes de uma organização.
Chamamos de “______ ao processo de análise da documentação de arquivos, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios, informativos e/ou históricos.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A avaliação ou triagem
  • B arquivamento
  • C marcação
  • D processo
  • E unidade de arquivamento
Os setores de uma empresa produzem e recebem documentos com muita frequência. Chamamos de “______ ao conjunto dos documentos de um arquivo.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A acesso
  • B acervo
  • C anexação
  • D reclassificação
  • E triagem
Os métodos de arquivamento são divididos em duas grandes classes: básicos e padronizados. Podemos dividir os métodos básicos em alguns tipos. São eles, exceto:
  • A alfabético
  • B geográfico
  • C índice
  • D numérico
  • E ideográfico