Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Assistente Administrativo - COMPERVE (2015) - Questões Comentadas

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No texto, Affonso Romano de Santana faz uma reflexão sobre o crescimento dos filhos e a reação desnorteada dos pais diante do fato. Ao longo de todo o texto, o sentimento mais evidente é o de:

  • A felicidade plena, que se inicia a partir do momento em que chegam os netos para receberem o carinho ocioso e a afeição desmesurada e incontrolada dos avós.
  • B dever cumprido, uma vez que o destino das crianças é o de se tornarem adultas e essa transição é menos complicada quando bem conduzida pelos pais.
  • C amor incondicional, haja vista que, independente do crescimento dos filhos, a relação com seus pais permanece estável, sem alterações mais profundas.
  • D melancolia, que se relaciona ao sentimento de perda, uma vez que, crescidos, os filhos se tornam autônomos, independentes, não mais tão ligados aos pais.

O autor se apresenta como alguém já experiente, que pretende dividir suas reflexões sobre a paternidade com outros leitores interessados no tema. Sua principal intenção é a de

  • A sensibilizar os pais quanto à urgente necessidade de estarem ao lado dos seus filhos, acompanhando atenta e intensamente o desenvolvimento dos mesmos.
  • B apresentar, de forma ordenada, os diversos momentos que vivem os nossos filhos, desde a mais tenra infância até a dureza trazida pelo amadurecimento.
  • C demonstrar o quanto um pai pode ser importante na vida de seus filhos, se ja lhes servindo de exemplo seja lhes ensinando o melhor caminho.
  • D apontar, de forma crítica, o quanto os pais são alheios ao desenvolvimento dos filhos e o quanto isso é prejudicial à relação entre ambos.

Considere o trecho reproduzido a seguir:

“Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?”

Nesse trecho, o autor utiliza palavras e expressões características da linguagem

  • A descontraída, de tom familiar e que expressa afeto.
  • B formal, que atende à norma culta da língua portuguesa.
  • C espontânea, em que há predominância de gírias.
  • D regional, própria do norte e nordeste brasileiros.

Considere o trecho reproduzido a seguir

“[...] é que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados,[...]”

Sem alterar o sentido do trecho, as palavras destacadas podem ser substitu ídas, respectivamente, por

  • A rechonchudas e gorjeantes.
  • B falantes e assustados.
  • C matraqueiras e desastrados.
  • D faladoras e estonteantes.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A oração em destaque no período “Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar [...]" tem a mesma classif icação da oração sublinhada em:

  • A “a gente diz que vão estragar o suéter "
  • B “[...] aquela danadinha que você não percebeu?"
  • C “[...] esperando que saiam esfuziantes sobre patins [...]"
  • D “Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto."