Prova da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Médico - COVEST-COPSET (2015) - Questões Comentadas

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O Texto 1, em seu desenvolvimento global, pretende :

  • A ressaltar que, em todos os discursos, existem palavras e expressões com fortes conotações pejorativas.
  • B defender o uso incondicional de eufemismos, como forma de criar relações sociais sem preconceitos ou discriminações.
  • C reforçar a ideia de que existem grupos minoritários, vítimas de crendices e convenções inconsistentes.
  • D analisar aspectos teóricos e práticos implicados na proposta de uma ‘linguagem politicamente correta’.
  • E convencer o leitor de que as mudanças de linguagem são suficientes para que a discriminação deixe de existir.

Conforme o autor do Texto 1, o pressuposto que fundamenta a proposta da ‘linguagem politicamente correta’ é o seguinte:

  • A se os termos com que nos expressamos são alterados também são alteradas as atitudes discriminatórias.
  • B a palavra isolada, fora de um discurso, portanto, carrega sentido e apreciação social.
  • C a conotação negativa que certas palavras exprimem é uma questão de grau.
  • D existem termos que expressam sentidos neutros ou marcadamente objetivos.
  • E a busca de eufemismos para designar certos grupos sociais pode ser excessiva.

O êxito na compreensão do Texto 1 exige que o leitor o interprete como:

  • A um relato, no qual são feitas referências a diferentes grupos sociais minoritários.
  • B uma crônica literária, que retrata a experiência cotidiana de grupos sociais vítimas de preconceito.
  • C uma reflexão, na qual uma determinada questão é abordada em seus distintos desdobramentos.
  • D um comentário opinativo, marcado pela subjetividade e pela visão particular do autor.
  • E um depoimento, centrado em experiências vividas pelo autor em defesa das minorias sociais.

Façamos a releitura do terceiro parágrafo do Texto 1 e observemos alguns trechos que, por uma razão ou outra, ganharam evidência. Analise a seguir os comentários que são feitos acerca de cada um. Identifique a alternativa em que esse comentário não tem consistência teórica.

  • A “A ideia é que, alterando-se a linguagem, mudam-se as atitudes discriminatórias”. (Está expressa, nesse trecho, uma relação de causa e consequência).
  • B “De um lado”...; “De outro lado”. (O uso dessas expressões mostra a pretensão do autor de abordar o tema numa perspectiva mais ampla).
  • C “Isso significa que não basta mudar a linguagem para que a discriminação deixe de existir”. (Para o entendimento desse segmento, é fundamental que se volte a partes anteriores do texto).
  • D “os defensores da linguagem politicamente correta acreditam que existam termos neutros ou objetivos.” (O segmento sublinhado refere-se a termos destituídos de qualquer subjetividade ou conotação).
  • E “Entretanto, como a conotação negativa é uma questão de grau, não é irrelevante deixar de usar os termos mais fortemente identificados com atitudes racistas, machistas etc”. (O segmento em itálico expressa uma relação de ‘comparação’. A conjunção ‘como’ é sinal disso).

Considerando as ideias expressas no Texto 2, analise o conteúdo das afirmações feitas a seguir.
1) A escrita do texto convencional teve, com o aparecimento do texto digital, sobretudo do hipertexto, uma extensão de suas potencialidades interpretativas.
2) Uma sociedade grafocêntrica é aquela em que os materiais escritos resultam de atividades de pesquisa, seleção e articulação de dados e opiniões.
3) O ‘Letramento’ implica a existência de condições para que os falantes possam participar efetivamente das práticas sociais que envolvem o exercício da escrita.
4) Atualmente, a escrita está presente em diferentes suportes da comunicação; ultrapassa, assim, a área da comunicação impressa.
5) As informações disponibilizadas no espaço virtual, entre outras vantagens, possibilitam uma leitura não linear, ou seja, uma leitura em blocos de conteúdo que se conectam por nós ou elos hipertextuais.
Estão corretas:

  • A 1, 2, 4 e 5 apenas.
  • B 1, 3, 4 e 5, apenas.
  • C 2, 3 e 4, apenas.
  • D 1, 4 e 5, apenas
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.