Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Advogado - CESGRANRIO (2015) - Questões Comentadas

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De acordo com o ordenamento das ideias no texto, observa-se que, depois de afirmar que há uma interação complexa entre processos sociais e transformação tecnológica, de modo que a criatividade e o espírito empreendedor interfiram nas aplicações sociais da tecnologia, o texto se refere à ideia de que

  • A a expressão “sociedade de informação” foi incorporada ao vocabulário comum por meio do jargão dos meios de comunicação.
  • B o conceito de “sociedade pós-industrial” relaciona-se às transformações técnicas e organizacionais provocadas pelos avanços tecnológicos nas telecomunicações.
  • C as atividades humanas, no novo paradigma da sociedade de informação, são afetadas diretamente pelas novas tecnologias porque a informação é parte integrante delas.
  • D a visão de que as transformações tecnológicas em direção à sociedade da informação estão fora da interferência de fatores sociais e políticos é inadequada.
  • E os países estão sendo auxiliados por órgão internacional na tarefa de integrar as novas tecnologias ao processo de desenvolvimento.

O emprego de duas vírgulas tem, entre outras, a função de isolar expressões que detalham uma informação anterior, como em “o principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento, seja em nível local ou global, neste alvorecer do século XXI” (l. 2-5).


As vírgulas foram utilizadas com a mesma função em:  

  • A “definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a essência da presente transformação tecnológica” (l. 28-30)
  • B “seguem uma lógica técnica e, portanto, neutra e estão fora da interferência de fatores sociais e políticos” (l. 49-51)
  • C “fatores sociais preexistentes como a criatividade, o espírito empreendedor, as condições da pesquisa científica afetam o avanço tecnológico” (l. 53-56)
  • D “identificar o papel que essas novas tecnologias podem desempenhar no processo de desenvolvimento educacional e, isso posto, resolver como utilizá-las” (l. 61-64)
  • E “aceleração do processo em direção à educação para todos, ao longo da vida, com qualidade e garantia de diversidade” (l. 65-67)

As palavras são empregadas no sentido denotativo, literal, em estado de dicionário ou no sentido conotativo, figurado.


A palavra do texto, destacada, está empregada no sentido figurado em:

  • A “o principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento global, seja em nível local ou global, neste alvorecer do século XXI." (l. 2-5)
  • B “alcançando, de forma conceitualmente imprecisa, o universo vocabular do cidadão." (l. 9-10)
  • C “em estágio avançado nos países industrializados, constituem uma tendência dominante mesmo para economias menos industrializadas" (l. 25-27)
  • D “Esse novo paradigma tem as seguintes características fundamentais: a informação é sua matéria-prima" (l. 31-33)
  • E “processos sociais e transformação tecnológica resultam de uma interação complexa" (l. 51-53)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:

  • A Antigamente não existiam a comunicação via satélite, a internet e o telefone celular, dificultando a correspondência entre as pessoas situadas em países diferentes.
  • B Os processos informacionais e comunicativos dos seres estão relacionados, atualmente, a modernas tecnologias da informação.
  • C Nos dias de hoje, a rapidez na transmissão da informação está invariavelmente associada a evolução da tecnologia, própria da sociedade pós-industrial.
  • D Até o século passado, o sentido da palavra informação estava restrito a dados que eram transmitidos ao receptor com certa defasagem temporal.
  • E O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos deles decorrentes em meios virtuais.

Para construir o sentido do texto, diferentes relações lógicas se estabelecem entre as ideias que o compõem.


A relação entre os trechos está adequadamente expressa entre colchetes em:

  • A “A expressão ´sociedade da informação´ passou a ser utilizada como substituta para o conceito complexo de ´sociedade pós-industrial´” / “como forma de transmitir o conteúdo específico do ´novo paradigma técnico- -econômico´”. (l. 11-15) [contraposição]
  • B “a informação é sua matéria-prima” / “no passado, o objetivo dominante era utilizar informação para agir sobre as tecnologias” (l. 32-35) [condição]
  • C “os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade” / “a informação é parte integrante de toda atividade humana, individual ou coletiva” (l. 35-37) [causalidade]
  • D “Nada mais equivocado” / “processos sociais e transformação tecnológica resultam de uma interação complexa” (l. 51-53) [finalidade]
  • E “As novas tecnologias de informação e comunicação tornam-se, hoje, parte de um vasto instrumental historicamente mobilizado para a educação e a aprendizagem” / “Cabe a cada sociedade decidir que composição do conjunto de tecnologias educacionais mobilizar” (l. 67-72) [explicação]