Prova do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - Assistente Administrativo - CETRO (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a alternativa correta sobre as informações presentes no texto.

  • A O resultado do Enem de 2014 trouxe à tona os graves problemas na formação educacional brasileira.
  • B Expressão escrita é o campo de conhecimento cujos resultados são destacados pelo autor, provavelmente por ser o que apresenta problemas mais graves.
  • C No Enem, características socioculturais influenciam a diferença de desempenho entre os alunos, independentemente do campo de atuação (federal, estadual, municipal e privada) da escola da qual os candidatos provêm.
  • D Apesar de mais da metade dos alunos ter atingido o desempenho médio na prova de redação, a carência de desempenhos considerados ótimos e excelentes é fator de grande preocupação.
  • E Há uma proximidade, em termos absolutos, entre o número de alunos que obteve o melhor e o pior desempenhos na prova de redação.

Lê-se, no final do terceiro parágrafo, o seguinte fragmento: “é expressão do pensar claro e objetivo”, em que o termo destacado – originalmente um verbo – aparece substantivado. O processo de substantivação também ocorre com o termo destacado em uma das alternativas apresentadas abaixo. Assinale-a.

  • A “Na comparação do desempenho dos oriundos das diferentes escolas [...]”.
  • B “[...] não conseguem se expressar por escrito na língua pátria [...]”.
  • C “O dado, talvez, mais interessante para se pensar criticamente a escola média [...]”.
  • D “[...] têm acesso mais fácil e regular aos canais de difusão da cultura [...]”.
  • E “Essa implementação depende, também, de que a chamada comunidade de referência da escola e do aluno seja envolvida nas atividades”.

Analise as seguintes reescritas propostas para diferentes trechos do primeiro parágrafo:


I. Deve haver anos que os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio mostram um desempenho sofrível dos estudantes.

II. Se houvessem sistemas de monitoramento da educação, como há para tempestades e inundações...

III. Se pudesse haver sistemas de monitoramento da educação, como já houveram para tempestades e inundações...

IV. Faz muitos anos que os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio mostram um desempenho sofrível dos estudantes.


De acordo com a prescrição gramatical, mantém-se a adequação às regras de concordância em

  • A I, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I e IV, apenas.

Assinale a alternativa que preserva a clareza e as relações sintáticas presentes no verso de Olavo Bilac citado pelo autor no segundo parágrafo.

  • A Inculta e bela és, última flor do Lácio, a um tempo, esplendor e sepultura.
  • B A um tempo, és esplendor e sepultura, última flor do Lácio, inculta e bela.
  • C És, última flor do Lácio inculta e bela, esplendor e sepultura a um tempo.
  • D Última flor do Lácio a um tempo és esplendor e sepultura, inculta e bela.
  • E Esplendor e sepultura és, a um tempo, inculta e bela última flor do Lácio.

Releia o trecho abaixo e, em seguida, analise asassertivas sobre a grafia de algumas palavras.


“Esses alunos de situação social mais elevada têm melhordesempenho porque, muito provavelmente, têm acesso maisfácil e regular aos canais de difusão da cultura, como osmuseus, os concertos, os livros e as revistas, extensão daprópria inserção cultural dos pais.”


I. A palavra “concerto” é homófona (homo → mesmo; fono → som) de “conserto”, cujo significado, porém,é diferente do daquela. Esse fenômeno tambémocorre com os vocábulos “caçar” e “cassar”.

II. Como em “extensão”, grafam-se com “x” osvocábulos “extenso” e “extendido”.

III. Em “inserção”, o som /s/ é representado,respectivamente pelas letras “s” e “ç”, o que também ocorre nas palavras “insinuação”, “consecução” e“consignação”.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E II e III, apenas.