Prova do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - Agente de Atividades Agropecuárias - Planejar (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Para preparar um sanduíche, uma pessoa dispõe de 3 tipos de carne, 4 tipos de queijo e 5 vegetais. De quantas maneiras pode-se montar o sanduíche com 1 carne, 2 fatias de queijos iguais ou diferentes e 3 vegetais distintos?

  • A 240.
  • B 300.
  • C 360.
  • D 480.

Analise as afirmativas de forma distinta, atento para verificar se há ou não relação entre ambas.

“O agronegócio, embora venha crescendo nos últimos anos, ainda enfrenta entraves como a instabilidade no câmbio e a carência de infraestrutura no Brasil.”

PORQUE

“A ausência de investimentos nesta área resulta na redução de sua participação no PIB nacional que, hoje, é considerada irrelevante.”

Assinale a alternativa correta.

  • A A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • B A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O autor faz questionamentos que demonstram um posicionamento
  • A crítico em relação ao uso que faz da língua, afirmando ser ultrapassado.
  • B contrário ao uso da variedade coloquial da língua em determinadas situações.
  • C de descrença em relação ao uso, denominado por ele como correto, da língua.
  • D favorável a aspectos que determinam a evolução da língua através dos tempos.
Em “Ao que saiba, a palavra milhão, como a palavra litro ou dúzia, indica quantidade: um milhão de alguma coisa; não é isso ou eu estou atrasado?”, o autor utiliza como recurso argumentativo para expressar seus questionamentos um(a)
  • A citação.
  • B exemplo.
  • C comparação.
  • D enumeração.
Os elementos de coesão são responsáveis pela clareza do texto. Ao iniciar o texto usando o pronome demonstrativo, é feita uma referência à
  • A mudança de estereótipos femininos.
  • B busca na Internet por estereótipos femininos.
  • C campanha da ONU para a igualdade de gênero.
  • D situação tratada quanto ao “gerador de frases machistas”.