Prova do Colégio Pedro II - Auxiliar de Biblioteca - Acesso Publico (2015) - Questões Comentadas

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“Se alguém quer matar-me de amor, / que me mate no Estácio.” Os dois primeiros versos da canção “Estácio, Holly Estácio”, de Luís Melodia, estão reescritos sem alteração do significado original e dentro das regras da língua-padrão na seguinte alternativa:

  • A Caso alguém queira matar-me de amor, / que me mate no Estácio.
  • B Caso alguém quiser matar-me de amor, / que me mate no Estácio.
  • C Se caso alguém quer matar-me de amor, / que me mate no Estácio.
  • D Se bem que alguém quer matar-me de amor, / que me mate no Estácio.
  • E Se acaso alguém quisesse matar-me de amor, / que me mate no Estácio.

Na aula de Português, o professor escreveu no quadro uma frase cheia de adjetivos: “A vizinha foi amável e simpática, deixando nossa mãe feliz e contente com sua forma fácil de tratar.” Em seguida, pediu ao Joãozinho que colocasse os adjetivos no grau superlativo absoluto sintético, pois queria mostrar como a frase ficaria certa, porém estranha. Ocorre que Joãozinho não sabia a forma correta de um dos adjetivos, errando o seguinte superlativo:

  • A facilíssima.
  • B amabilíssima.
  • C simpaticíssima.
  • D felicíssima.
  • E contentíssima.

O rapaz ia fazer uma demorada viagem de ônibus e resolveu comprar na banca uma revista de desafios. O que mais o impressionou foi o que propunha palavras cruzadas só com coletivos de substantivos. Seu desempenho foi bom, pois só errou o seguinte coletivo:

  • A "colégio” para “estudantes”
  • B "clero” para “sacerdotes”
  • C "cardume” para “peixes”
  • D "batalhão” para “soldados”
  • E "antologia” para “textos”

A personagem da novela perguntou ________ até sua filha havia viajado para longe, __________ não sabia ainda o motivo _______ todos precisavam sair da cidade. As lacunas da frase se completam assim:

  • A por que // porque // por que.
  • B por que // porque // por quê.
  • C porquê // por que // por que.
  • D porque // porque // porque.
  • E porque // por que // por que.

A discussão na hora do recreio era sobre as pessoas que precisam sair de seus países para procurar oportunidades de trabalho. Um dos participantes resolveu fazer uma brincadeira com as palavras e perguntou: Afinal, essas pessoas são emigrantes ou imigrantes? Acertou quem respondeu:

  • A São emigrantes do ponto de vista da partida, e imigrantes do ponto de vista da chegada.
  • B Elas não são nem emigrantes nem imigrantes, pois são apenas migrantes.
  • C Elas são emigrantes apenas enquanto não arranjarem emprego no país de destino.
  • D Elas são imigrantes apenas enquanto não arranjarem emprego no país de destino.
  • E São imigrantes do ponto de vista da partida, e emigrantes do ponto de vista da chegada.