Prova da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - Especialista em Regulação de Aviação Civil - ESAF (2016) - Questões Comentadas

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Em um determinado aeroporto, podem ocorrer dois eventos A e B, em que o evento A é a ocorrência de mau tempo e o evento B é a ocorrência de cancelamento de voos. Estes dois eventos A e B possuem as seguintes probabilidades: P(A)=4/5 e P(B)=1/3. A partir destes dados, pede-se para determinar os limites de P(A ∩ B).

  • A 1/5 ≤ P(A ∩ B) ≤ 1/4.
  • B 2/5 ≤ P(A ∩ B) ≤ 1/4.
  • C 1/15 ≤ P(A ∩ B) ≤ 1/3.
  • D 2/15 ≤ P(A ∩ B) ≤ 1/3.
  • E 1/5 ≤ P(A ∩ B) ≤ 1/3.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Após a coleta de dados, um software foi aplicado para calcular parâmetros numéricos de uma amostra de dados. Os resultados obtidos são mostrados na tabela a seguir:

                   Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Pede-se para determinar os dados que estão faltando acima, que são: N (tamanho da amostra), a Média e a Variância (S2) da respectiva amostra. 

  • A N=25, Média = 150,47, S2 =140,90.
  • B N=35, Média = 170,47, S2 =115,06.
  • C N=25, Média = 150,47, S2 =115,06.
  • D N=45, Média = 170,47, S2 =140,90.
  • E N=35, Média = 150,47, S2 =140,90.

A probabilidade de haver atraso em um voo em um determinado aeroporto em uma hora é dada pela seguinte função de densidade de probabilidade f(x):

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Pede-se para determinar o valor de c para a função de densidade probabilidade f(x) acima e indicar qual a probabilidade de P(0<x<1).

  • A c = 3/8 e P = 0,50.
  • B c = 14/3 e P = 0,40.
  • C c = 2/3 e P = 0,30.
  • D c = 2/3 e P = 0,50.
  • E c = 8/3 e P = 0,40.

Uma empresa aérea observou a seguinte relação entre os seus custos (y) e o número de tripulantes (x) necessários para atender a uma determinada rota:

                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A partir dos dados acima, aplicando o método dos mínimos quadrados, ajuste uma reta aos dados e, a partir desta reta, determine qual é o custo para 16 unidades de tripulantes.

  • A y = 13,88 + 9,77 x e, y=170,20.
  • B y = 17,91 + 8,32 x e, y=151,03.
  • C y = 20,21 + 8,27 x e, y=152,53.
  • D y = 25,23 + 8,17 x e, y=155,95.
  • E y = 8,19 + 9,37 x e, y=158,13.

Com o objetivo de utilizar as suas aeronaves de um modo mais eficiente, uma determinada empresa aérea deseja aplicar um mesmo modelo de otimização para as suas diferentes rotas. Entretanto, esse mesmo modelo só funcionará, principalmente, se as variâncias dessas diferentes rotas puderem ser consideradas as mesmas. Para simplificar, a empresa aérea decidiu comparar apenas duas das suas rotas, que possuem os seguintes dados anuais:

                 Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com os dados acima, foi realizado o seguinte teste de Hipóteses para um teste de significância α = 5%:

                       H0 : σ1222

                       H1 : σ12 ≠ σ22

Além disso, os tamanhos das amostras usadas para se obter as médias e desvios-padrões acima foram de 25 e 30 para as amostras 1 e 2, respectivamente. Aplicando o teste de Hipótese, pode-se então concluir que:

  • A se o desvio-padrão da amostra 1 fosse superior a 9123,47, aceitar-se-ia a Hipótese H0 , ao nível de α=5%.
  • B aceita-se a Hipótese H0 , ao nível de α=5%.
  • C se o desvio-padrão da amostra 1 fosse superior a 11000,75, aceitar-se-ia a Hipótese H0 , ao nível de α=5%.
  • D se o desvio-padrão da amostra 2 fosse superior a 17123,75, aceitar-se-ia a Hipótese H0 , ao nível de α=5%.
  • E rejeita-se a Hipótese H0 , ao nível de α=5%.