Prova da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (AL-MT) - Secretária - FGV (2013) - Questões Comentadas

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“Durante boa parte dessa história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido". Nesse segmento do texto, os primeiros dois elementos que fazem coesão referencial com os anteriores são
  • A dessa história - elas
  • B elas - tudo
  • C dessa história - tudo
  • D elas - incompreendido
  • E dessa história - incompreendido

No último parágrafo, o emprego da expressão “ou seja" indica que vai estar presente na progressão do texto,

  • A uma retificação.
  • B uma enumeração.
  • C uma explicação.
  • D um resumo.
  • E uma exemplificação.
“nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido, em vez de destruí-la". A maneira de reescrever essa frase do texto que é incorreta ou altera o seu sentido original é:
  • A em vez de destruir nossa relação com o desconhecido, nós a aprofundamos.
  • B em vez de destruir, nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido.
  • C nós, em lugar de destruir, aprofundamos nossa relação com o desconhecido.
  • D nós aprofundamos, em lugar de destruir, nossa relação com o desconhecido.
  • E nossa relação com o desconhecido foi aprofundada, em vez de ter sido destruída.
“Ao usar a ciência para estudar a natureza, o ser humano acaba chegando a mistérios de outra ordem, cuja explicação com toda probabilidade está fora do alcance do método científico".
Sobre a estruturação sintática desse período do texto, é correto afirmar que
  • A o período é composto por três orações.
  • B a primeira oração do período é classificada como principal.
  • C o período é composto por coordenação e subordinação.
  • D o período tem duas orações reduzidas de infinitivo.
  • E a última oração do período é subordinada substantiva.
“Durante boa parte dessa história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido".
Nesse segmento, vê-se que a religião só não pode ser vista como
  • A a razão mais lógica para a existência do mundo.
  • B a explicação mais fácil para o mundo.
  • C a única resposta possível para o desconhecido.
  • D a explicação possível do mundo para a época.
  • E a resposta daquele momento histórico ao que era incógnito.