Questões de Usabilidade (Arquitetura de Software)

Limpar Busca

Dentre as atividades de análise, parte do processo de entender a necessidade do usuário consiste em ser claro quanto ao objetivo principal. No entendimento do contexto interface homem-máquina, a usabilidade é geralmente considerada como o fator que assegura que os produtos são fáceis de usar, eficientes e agradáveis. Acerca do conceito de design de interação, dentre as metas nas quais a usabilidade é dividida, assinale a que NÃO tem relação ao conceito apresentado:

  • A Ser segura no uso (segurança).
  • B Ser emocionalmente adequado (adequável).
  • C Ser de boa utilidade (utilidade).
  • D Ser eficiente no uso (eficiência).
  • E Ser eficaz no uso (eficácia).

Assinale a opção que corresponde à explicação informal de uma necessidade de um usuário de software, escrita de forma enxuta e sem detalhes, de forma que permite caracterizar os objetivos do usuário perante um sistema.

  • A experiência do usuário
  • B história do usuário
  • C requisito funcional
  • D requisito não funcional
  • E modelo de negócio

A ISO 9126 estabelece maneiras de medir a usabilidade de um software, as quais são chamadas de métricas de usabilidade. Selecione a métrica de usabilidade que é o aspecto do software que indica se os usuários conseguem, durante a utilização do sistema, entender os conceitos e termos utilizados.

  • A Operacionalidade
  • B Apreensibilidade
  • C Inteligibilidade
  • D Satisfação
  • E Eficiência

Acerca dos conceitos de experiência do usuário (user experience) e dos sistemas de gestão de conteúdo, julgue o item subsequente.

A usabilidade é um atributo de qualidade de um projeto que avalia se ele fornece os recursos que os usuários precisam.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à Interface Homem-Máquina, um termo é definido como a qualidade que um produto apresenta de poder ser utilizado por usuários específicos para atingir determinadas metas com eficiência, eficácia e satisfação num contexto de uso específico. Em resumo, os sistemas devem ser flexíveis e fáceis de usar e aprender. Além disso, devem despertar uma boa atitude nas pessoas.

Esse termo é denominado: 

  • A design
  • B usabilidade
  • C interatividade
  • D acessibilidade