Questões de Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975) (História)

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Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos essas verdades como autoevidentes que todos os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje. (Martin Luther King Jr.)

O trecho destacado do discurso “Eu tenho um sonho” durante a “Marcha para Washington” do pastor batista estadunidense Martin Luther King Jr. deve ser entendido no contexto
  • A das lutas contra a participação dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial e o recrutamento compulsório dos jovens negros.
  • B das lutas pelo fim imediato da escravidão nos estados do sul dos Estados Unidos, que desencadearam a Guerra de Secessão no país.
  • C das lutas pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos e contra a segregação racial ainda vigente em várias regiões do país.
  • D das lutas pela eleição do primeiro presidente negro nos Estados Unidos, Barack Obama, candidato pelo Partido Democrático, que dividiu o país.

A economia de livre mercado, organizada a partir do desenvolvimento do sistema capitalista desde a segunda metade do século XIX, sustenta-se em um conjunto de princípios básicos que explicam sua organização e funcionamento.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um desses princípios básicos.

  • A Especialização do sistema produtivo.
  • B Fixação dos preços pelo Estado.
  • C Supressão da carga tributária ao setor privado.
  • D Proteção da indústria manufatureira nacional.
  • E Autorregulação do mercado mediante a oferta e a demanda.

A segunda metade do século XIX foi marcada por uma série de mudanças econômicas, políticas e culturais na Europa Ocidental. No que diz respeito a essas mudanças, assinale a afirmação verdadeira.

  • A O Darwinismo social foi uma corrente de pensamento que aplicava, de forma literal, as ideias de Charles Darwin à sociedade.
  • B A ascensão da burguesia, enquanto classe, ao comando do poder político possibilitou uma maior democratização das relações, principalmente no seio da família.
  • C A Revolução microbiana, ocorrida na segunda metade do século XIX, levou à elaboração das normas de higiene como as conhecemos hoje.
  • D Apesar de a tecnologia ser muito utilizada na segunda revolução industrial, esse recurso não modificou os níveis de analfabetismo da classe trabalhadora.

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:
“No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente. Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política. O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).
O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

  • A Nazismo e Fascismo.
  • B Nazismo e Stalinismo.
  • C Capitalismo e Socialismo.
  • D Socialismo e Capitalismo.
  • E Salazarismo e Cartismo.

A condição dos estados estrangeiros não é o que era antes; eles inventaram o navio a vapor e introduziram mudanças radicais na arte da navegação. Eles também construíram seus exércitos em um estado de grande eficiência e possuem instrumentos de guerra de grande poder e precisão; em suma, têm licença para serem poderes formidáveis. Se, portanto, persistentemente nos apegamos a nossos sistemas antiquados, o céu sabe apenas que poderosa calamidade pode acontecer em nosso Império. – Adaptado de uma carta escrita por Lord Ii a Lord Tokugawa, 1847.
O período da história do Japão que se sucedeu após a constatação exposta no texto ficou conhecido como:

  • A Shogunate.
  • B período Heian.
  • C Era Kamakura.
  • D Restauração Meiji.
  • E Império Akihito.