Questões de República de 1954 a 1964 (História)

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Surgida em 1932, a Ação Integralista Brasileira (AIB) é fruto de um contexto mundial de ascensão do fascismo, regime que demonstrou forte capilaridade social e política no Brasil, chegando a ter 600 mil membros. É correto afirmar que a AIB
  • A recebia ajuda da Embaixada da Itália para reproduzir a ideologia fascista na sociedade brasileira.
  • B possuía fortes ideais comunistas, buscando inspiração na propaganda política da URSS.
  • C pregava a exaltação dos indígenas, destacando a superioridade do índio em relação às demais raças.
  • D divergia do nazismo alemão pela adoção de uniforme verde e da letra sigma como símbolos.
  • E tinha o lema “Liberdade, igualdade e fraternidade”, o qual incluía a diversidade religiosa, identitária e sexual.

Considerando o período de governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) podemos afirmar que:

  • A o programa de metas focou em dois setores estratégicos da economia nacional, indústria de base e alimentação.
  • B a mudança da capital do Brasil para o interior do país foi uma ideia original criada no governo de JK.
  • C os projetos desenvolvimentistas de JK são considerados de grande êxito, pois girou a economia de base sem a necessidade de empréstimos e manteve a inflação estável.
  • D mais de 90% das verbas do Plano de Metas foi destinado à educação, o que levou a criação de diversas universidades que foram responsáveis pela análise social do país.
  • E o governo de JK estava inserido no contexto da Guerra Fria e que o desenvolvimento da indústria nacional foi fortemente associado à entrada de capitais estrangeiros no país.

Em uma aula para uma turma do 9.º ano do ensino fundamental, o professor de história solicitou que os alunos escrevessem uma redação a respeito da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek, abordando seus principais impactos urbanos e sociais.

Nessa situação hipotética, uma das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compatível com a atividade em questão e com os objetos de conhecimento nela trabalhados é

  • A discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante o regime civil-militar.
  • B relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
  • C identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
  • D discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição Federal de 1988.
  • E descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

Considerando as diversas abordagens historiográficas sobre a Primeira República brasileira, assinale a única alternativa correta.

  • A De acordo com a perspectiva de Boris Fausto, o movimento de 1930 no Brasil é interpretado como uma revolução que resultou de conflitos intraoligárquicos, indicando uma transformação estrutural na sociedade brasileira durante a Primeira República.
  • B As obras de Victor Nunes Leal e Nelson Werneck Sodré são citadas como exemplos de uma perspectiva que defende a existência de uma relação fundamental entre os setores agrário-exportador e urbano-industrial, sendo as classes médias consideradas como vanguarda das reivindicações de setores antes invisibilizados.
  • C Segundo as análises de Hélio Jaguaribe, a Primeira República não é marcada por um sistema de dominação baseado no latifúndio, o crescente setor urbano-industrial adquire protagonismo em considerando a modernização do parque industrial brasileiro.
  • D O golpe civil-militar de 1964 trouxe consigo uma continuidade nas interpretações historiográficas da Primeira República, com destaque para as obras de Caio Prado Jr. e Boris Fausto, que reafirmam a visão dicotômica e oposta entre os setores urbano-industrial e agrário-exportador.
  • E Paula Beiguelman, ao analisar criticamente as teses de Nelson Werneck Sodré, reforça a existência de contradições fundamentais entre o setor agrário e o setor urbano-industrial, defendendo a Revolução de 1930 como um desfecho inevitável desse antagonismo, acrescido ainda de ressentimentos tardios decorrentes do Golpe de 1889.

Diante das complexidades econômicas enfrentadas durante o governo de João Goulart e em relação ao Plano Trienal de desenvolvimento econômico-social, é possível afirmar que?

  • A Apesar do Plano Trienal afirmar que seria possível combater a inflação sem sacrificar o desenvolvimento, na prática, pedia que os trabalhadores fossem orientados ao sistema de produção e consumo de bens, o que gerou críticas e protestos dos setores sindicais e das organizações nacionalistas e de esquerda.
  • B O Plano Trienal, elaborado pelo economista Celso Furtado, recebeu inicialmente o apoio dos setores sindicais. Entretanto, encontrou forte resistência dos empresários e organizações nacionalistas, especialmente devido às medidas que impactaram os salários da classe média.
  • C O governo Goulart, ao anunciar o Plano Trienal, enfrentou críticas e protestos de diversos setores, incluindo o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), que denunciava o "caráter reacionário" do plano. Além disso, a tentativa de compra da American Foreign Power comprometeu a imagem do governo nacionalista.
  • D A composição do primeiro ministério presidencialista de Goulart refletiu compromissos promissores, incluindo políticos conservadores, petebistas "fisiológicos", "nacionalistas" e militares dos setores "duros". Essa diversidade viria por favorecer o governo.
  • E O Plano Trienal, ao findar o ano de 1963, foi reconhecido como um sucesso, pois conseguiu desacelerar a inflação embora o crescimento econômico não fora significativo, resultando em Essa situação contribuiu para o aumento das tensões sociais no país.