Questões de Reengenharia (Administração Geral)

Limpar Busca

Na Gestão de Processos, a metodologia que se baseia na reestruturação radical dos processos organizacionais, com o intuito de alcançar melhorias drásticas nesses processos e em seus indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade, é conceituada como

  • A Benchmarking.
  • B Melhoria Contínua.
  • C Redução de Dimensões.
  • D Reengenharia.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A reengenharia é uma ferramenta de gestão que realiza uma reestruturação na forma como uma organização executa suas atividades no cotidiano a fim de obter melhorias em sua performance.

II. A reengenharia não representa a introdução de mudanças radicais na organização, pois, para implantá-las e tornar a organização mais competitiva, bastam modificações marginais ou incrementais no dia a dia da organização.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Juarez foi contratado para realizar consultoria em uma empresa pública. Depois de alguns meses, concluiu que era necessário redesenhar e reestruturar radicalmente os processos organizacionais, partindo do zero, para melhorar drasticamente a eficiência e a eficácia. Sugeriu, também, uma ampla reavaliação dos processos existentes na organização em torno de princípios e objetivos. O diretor geral dessa empresa, ao finalizar a leitura do relatório, entendeu ser inviável a sugestão do consultor, pois a mudança na cultura organizacional, bem como a possibilidade de redução de pessoal durante o processo de implementação, iria gerar desafios significativos e, provavelmente, seria motivo de grande resistência por parte dos colaboradores. Levando em consideração os ensinamentos de Chiavenato (2014), o consultor estava propondo a implementação de qual metodologia?

  • A Qualidade total.
  • B Reengenharia.
  • C Terceirização.
  • D Downsizing.
  • E Filosofia just in time.

João Carlos é consultor empresarial e foi contratado para auxiliar uma empresa no enfretamento de uma grave crise. Esse consultor diagnosticou que de nada iria adiantar melhorar os processos já existentes, pois o ideal seria a total substituição por processos inteiramente novos. Nesse sentido, relatou que a empresa não deveria implementar ações de melhoria contínua, mas, sim, a criação de um processo inteiramente novo e não o aperfeiçoamento gradativo e lento do processo atual. João Carlos, em síntese, sugeriu a adoção do(a):

  • A Reengenharia.
  • B Benchmarking.
  • C Estratégia do Oceano Azul.
  • D Gestão da Qualidade Total.
  • E Matriz BCG.

O processo de reengenharia organizacional chegou às organizações na década de 90, prometendo promover resultados inquestionáveis para as empresas que o adotassem. Sobre o processo de reengenharia, é correto afirmar que:

  • A É um processo dinâmico de melhoria contínua que busca inserir no contexto da empresa as melhores práticas adotadas nas empresas do mesmo ramo.
  • B Tem como fundamento realizar drásticas reduções de custo, fazendo uso do enxugamento de pessoal e terceirização de atividades.
  • C Foi desenvolvido primeiramente em empresas indianas, tendo o objetivo de implementar princípios de melhoria contínua.
  • D Propõe repensar fundamentalmente os processos da organização, atuando de maneira drástica no intuito de obter significativos ganhos de eficiência na empresa.
  • E Busca fazer melhorias incrementais e de longo prazo na organização.