Questões de Processo Organizacional na Administração Pública (Administração Pública)

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Com a reforma do Estado, ocorreram diversas mudanças institucionais e a criação de diferentes tipos e formas organizacionais na administração pública direta e indireta. Foi criado um formato de organização de direito privado sem fins lucrativos, que passou a prestar serviços públicos junto à população nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante qualificação (ou não) pelo ministério correspondente. Esse tipo de organização tem seus serviços regulados em contratos de gestão, controlados estrategicamente pelo Estado.
A característica descrita refere-se ao seguinte formato de instituição:

  • A agência executiva;
  • B autarquia pública;
  • C consórcio público;
  • D organização social;
  • E organização da sociedade civil de interesse público.

As divergências de personalidade e perspectivas críticas são sempre uma barreira para a tomada de decisões com qualidade em qualquer organização pública.

  • Certo
  • Errado

Ato pelo qual a autoridade competente estabelece procedimentos administrativos, instruções sobre aplicação de leis ou define situações funcionais, como, por exemplo, nomeações, demissões, cessões e redistribuições de servidores:

  • A Despacho.
  • B Ofício.
  • C Memorando.
  • D Parecer.
  • E Portaria.

A respeito do processo administrativo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Quando consideradas de forma isolada, as funções administrativas formam o processo administrativo.
( ) O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.
( ) Para as organizações alcançarem o desempenho esperado, elas precisam contar com as funções que englobam o processo administrativo, conhecidas por funções do administrador.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
Analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento, em suas várias etapas, deve ser atividade permanente de toda a Administração Pública, desdobrando- -se a partir dos planos globais e estratégias até os programas de ação de cada órgão, decorrentes dos planos setoriais.
II. A execução das diretrizes e a das ações planejadas são orientadas pelo orçamento-programa e pela programação financeira de desembolso.
III. As atividades-meio da administração direta, notadamente as que se referem a serviços gerais, pessoal, contabilidade e auditoria, são organizadas sob a forma de sistemas orientados e controlados cada um por um órgão central.
Está correto o que se afirma em 
  • A I, II e III.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.