Questões de Processo Decisório (Administração Geral)

Limpar Busca

Quanto à estrutura organizacional, julgue o item..


Para que seja feita uma adequada avaliação da estrutura organizacional, é necessário que se estabeleça, previamente, um conjunto de políticas que deve servir de sustentação para todo o processo decisório. 

  • Certo
  • Errado

Em relação a estratégias genéricas, planejamento tático, planejamento operacional, balanced scorecard e processo decisório, julgue o próximo item.


Fatores como inteligência, nível social, costumes e crenças são fundamentais para definir o comportamento do decisor, mas, muitas vezes, o fator emocional é o que desempenha maior influência no ato da tomada de decisão.

  • Certo
  • Errado

Quando uma empresa precisa escolher entre determinadas alternativas, deve considerar a reação das outras empresas quanto à decisão tomada. Ao tomar decisões sobre produção, cada empresa deve considerar como essa decisão pode afetar as decisões de produção de todas as outras empresas.
Tais afirmativas enquadram-se no contexto da teoria dos jogos, que é aplicável quando as empresas atuam em uma estrutura de mercado, definida como um(a)

  • A monopsônio
  • B oligopsônio
  • C oligopólio
  • D monopólio
  • E concorrência perfeita

Uma universidade pública ofertava um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade presencial, mas, em decorrência da pandemia da Covid-19, teve de adaptar suas atividades para o formato remoto. O processo decisório foi fortemente influenciado pelo coordenador do curso, que é uma pessoa lógica e racional, com alta tolerância à ambiguidade.
Essas características do coordenador definiram um tipo de estilo decisório, denominado

  • A diretivo
  • B analítico
  • C conceitual
  • D comportamental
  • E intuitivo

Ana é a principal executiva de uma editora. Há quatro anos, ela liderou o lançamento do livro de um autor desconhecido que contou com investimento significativo em promoção, mas que não obteve sucesso nas vendas e isso resultou em um prejuízo considerável para a empresa. Embora a editora esteja enfrentando dificuldades financeiras, recentemente Ana decidiu fazer um novo e significativo investimento em propaganda e promoção do livro, alegando apenas que “já investimos muito nesse produto, não podemos desistir”.

Em seu processo decisório, Ana está incorrendo na armadilha conhecida como:

  • A falácia da conjunção;
  • B viés de confirmação;
  • C excesso de confiança;
  • D ancoragem e ajustamento;
  • E escalada do comprometimento.