Uma entidade pública assinou com uma empresa um contrato de fornecimento de refeições prontas por demanda estimada e sujeita a alterações mensais de demanda efetiva. O controle de fornecimento de refeições era feito por um sistema com checagem do número do CPF dos potenciais usuários. Ao final do primeiro ano de contrato, o setor de faturamento acionou a auditoria interna, pois constatou que as quantidades de refeições fornecidas, bem como o valor faturado e atestado pelo fiscal do contrato, permaneceram inalterados a partir do sexto mês de contrato. Os registros do sistema evidenciaram um número de usuários menor do que o número de refeições atestado pelo fiscal. A auditoria interna abriu uma solicitação de auditoria, levantou algumas informações para planejar o trabalho e encontrou evidências de que o fiscal solicitou à empresa o fornecimento de materiais e serviços fora do escopo do contrato e converteu em refeições equivalentes para fins de faturamento.
Os procedimentos de auditoria mais adequados para encontrar essas evidências são:
- A observação e circularização;
- B inquérito e revisão analítica;
- C mapa de processo e inquérito;
- D revisão analítica e observação;
- E circularização e exame documental.