Questões de Meio ambiente (Geografia)

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Sobre as ‘cercas’ na charge, ao longo do tempo, conclui-se que elas:

  • A limitavam o acesso das pessoas aos recursos naturais e atualmente tornam a natureza uma mercadoria fundamental.
  • B se estenderam através do desenvolvimento técnico do homem e se tornaram, nos dias de hoje, um artifício de destruição da biosfera.
  • C controlavam no passado as civilizações e hoje têm a função de definir os ecossistemas terrestres e marinhos.
  • D permitiam a sobrevivência do homem na natureza e hoje protegem a ‘natureza natural’ da predação do homem.
  • E eliminavam sempre a biodiversidade da mesma forma que hoje transformam a ‘natureza natural’ em artificial.

O Porto de Suape bateu novo recorde de cargas movimentadas e faturamento em abril de 2016. Além dos impactos gerados pela magnitude deste empreendimento, novas políticas e diretrizes estão sendo estudadas com o objetivo de atender às necessidades de crescimento e operacionalização do Porto.


As opções a seguir apresentam medidas mitigadoras e/ou compensatórias da operação do porto, à exceção de uma.


Assinale-a.

  • A Criação de uma Unidade de Conservação nas áreas florestais remanescentes.
  • B Estabelecimento de uma política de reflorestamento das áreas degradadas.
  • C Monitoramento dos índices de poluição dos rios das bacias adjacentes.
  • D Realização de obras de enrocamento com o objetivo de proteger a circulação dos navios.
  • E Organização de cursos de educação ambiental para difundir medidas que atenuem os impactos negativos da operação do porto.

As águas doces, salobras e salinas do território nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para seus usos preponderantes, em treze classes de qualidade.


Assinale a opção em que os usos da água doce estão corretamente classificados.

  • A Ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção (CLASSE ESPECIAL); à harmonia paisagística (CLASSE 1); à dessedentação de animais (CLASSE 4).
  • B Á preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral (CLASSE ESPECIAL); à proteção das comunidades aquáticas em terras indígenas (CLASSE 1); à dessedentação de animais (CLASSE 3).
  • C Ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção (CLASSE 1); à harmonia paisagística (CLASSE ESPECIAL); ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional (CLASSE 2).
  • D Ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado (CLASSE 3); à pesca amadora (CLASSE 3); à navegação (CLASSE 3).
  • E À irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rente ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película (CLASSE 1); à proteção das comunidades aquáticas em terras indígenas (CLASSE ESPECIAL); à proteção das comunidades aquáticas (CLASSE 2).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, um dos eixos temáticos a serem trabalhados no terceiro ciclo do ensino fundamental é

  • A a modernização e a problemática ambiental.
  • B o estudo da natureza e a sua importância para o homem.
  • C a evolução da tecnologia e as novas territorialidades em redes.
  • D a velocidade da informação no mundo urbano e no mundo rural.

Observe a imagem a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas  

A imagem mostra os efeitos negativos de um fenômeno ocorrido no Sul do Brasil, em 2015. Esse fenômeno tem origem no

  • A aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, na região próxima à linha do Equador, ocasionando mudanças nos padrões de vento.
  • B aquecimento da atmosfera terrestre junto à superfície, ocasionado pela emissão de raios solares e de gases poluentes na atmosfera.
  • C aumento da média de temperatura nas áreas urbanas, em virtude da absorção de temperatura em áreas construídas, durante o dia e permanência do calor à noite.
  • D vigência de temperaturas mais amenas, quando o ar frio é impedido de circular pelos gases poluentes emitidos, principalmente nos grandes centros industriais.